Galeria Olido conta história do circo no Paissandu

Está em cartaz no mezzanino da Galeria Olido a exposição fotográfica "Largo do Paissandu - Onde o Circo se Encontra", que acontece até 27 de julho.

Crédito: Divulgação
A história do circo é contada na mostra "Largo do Paissandu - Onde o Circo se Encontra

Durante a década de 1920, o também chamado "Largo do Circo" era o picadeiro de onde o palhaço Piolin fazia piadas e críticas sobre a rotina na cidade. Em 1975, a antiga travessia do Paissandu foi transformada em rua Abelardo Pinto, em homenagem ao maior palhaço brasileiro.

Está em exposição 120 imagens, entre peças gráficas e fotografias, divididas em núcleos abrangendo Piolin, considerado pelos modernistas a maior ator cômico do país, além do faquir Silki, os bastidores do circo e até mesmo as primeiras trupes de famílias japonesas a aportar por aqui.

As fotos de Djalma Batista, Luis Alfredo, Max Rosenfeld e Peter Scheier e outros fotógrafos desconhecidos, foram reunidas pela ex-equilibrista Verônica Tamaoki, curadora da exposição.

Além das imagens, a exposição traz ainda o vídeo "Largo do Paissandu: Onde o Circo se Encontra", com direção do ator Marcelo Drummond, que é exibido em uma instalação, e uma maquete de circo feita pelo Mestre Maranhão.

A exposição apresenta parte do acervo que integrará o Centro de Memória do Circo, a ser instalado na galeria no futuro.

Galeria Olido (mezanino) - av. São João, 473, República, centro, São Paulo, SP. Tel: 0/xx/11/3331-8399. Seg.: das 12h às 19h; ter. a sáb.: das 12h às 21h30 e dom.: das 12h às 19h30. Até 27/7. Grátis.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais