Paço das Artes recebe duas mostras interativas

Crédito: Divulgação
"Textual Community / Comunidade Textual", da dupla Raquel Garbelotti e Rodrigo Matheus

A coexistência de grupos étnicos diferentes que vivem em um mesmo território e, no entanto, se mantêm como estrangeiros é o tema da exposição "Estado de Exceção - Venha ver a Coréia (Ver Você)", que entra em cartaz nesta sexta-feira (1º), no Paço dos Artes --localizado dentro do campus da USP (Universidade de São Paulo).

A mostra reúne instalações, videoinstalações e instalações fotográficas realizadas pelos artistas coreanos Beom Kim e Junebum Park, pelos brasileiros Alice Shintani, Giorgio Ronna, Lina Kim, Marcelo Reginato, Raquel Gaberlotti, Rodrigo Matheus, Wagner Morales, Eduardo Staszowiski e Rogério Lira e pelo designer italiano Roberto Galisai.

Crédito: Divulgação
Tela "Mercurio", do artista Henrique Oliveira, levanta questões sobre o ato da pintura

As obras investigam o imaginário da comunidade coreana em São Paulo, questionando estereótipos e preconceitos --idéia semelhante à proposta pelo pensador italiano Giorgio Agamben em seu livro "Estado de Exceção", de onde veio a inspiração do título da exposição.

No vídeo "Comunidade Textual", Raquel Garbelotti e Rodrigo Matheus investigam os limites de se tentar, por meio da arte, dar voz a um grupo ou comunidade a partir de cartazes e propagandas de conteúdos diversos.

"Temporada de Projetos"

O Paço das Artes também abriga a partir desta sexta a mostra "Temporada de Projetos", com obras de seis artistas emergentes --Henrique Oliveira, Jurandy Valença, Nelson Crespo, Rachel Rosalen, Renata Barros e Tony Camargo-- que "filosofam" sobre a condição de vida do homem diante da violência e do confinamento do mundo pós-moderno. A exposição fica em cartaz até 21 de setembro.

Crédito: Divulgação
Obra "Breviário de Estética", de Jurandy Valença, está na "Temporada de Projetos"

Alguns vidros das paredes externas do Paço serão recobertos por fotografias de grades de segurança, com o intuito de remeter à ambígua sensação de segurança e aprisionamento das artes. Em uma sala, serão expostas ampliações fotográficas (em preto e branco) de janelas, cercas de arame farpado, portas e grades, registradas por Renata Barros nos últimos cinco anos.

Nelson Crespo utiliza cópias de passaportes, fotografias e documentos de viagem de seu acervo familiar para evocar o universo do viajante, do passageiro e do fugitivo na série "Sans Papier". Dessa forma, sua mostra se constrói a partir dos conceitos de fronteira e da definição de território.

Paço das Artes - av. da Universidade, 1, Cidade Universitária, Butantã, região oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3814-4832. Ter. a sex.: 11h30 às 19h. Sáb. e dom.: 12h30 às 17h30. Até 21/9. Grátis.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais