Exposição reúne achados arqueológicos da Terra Santa

Crédito: Divulgação
Modelo de templo está exposto na mostra "Tesouros da Terra Santa", no Masp, em SP

Mais do que se informar por meio de relatos de passagens históricas ligadas ao judaísmo e ao cristianismo, como a construção do Primeiro e Segundo Templos e a existência de Jesus Cristo, os visitantes da exposição "Tesouros da Terra Santa - Do Rei David ao Cristianismo", em exposição no Masp (Museu de Arte de São Paulo) a partir desta quarta-feira (13), poderão ver, sentir e tirar suas próprias conclusões sobre parte da história dessas religiões.

A exposição, com peças do Museu de Israel (em Jerusalém), fica no Masp até novembro. Ao todo, são 150 achados arqueológicos do período compreendido entre 1.000 a.C. até o século 1º da era cristã, reunidos para ajudar a comprovar dados históricos.

Entre eles, estão o ossuário de Caifás e uma inscrição com o nome de Pôncio Pilatos, dados como dois dos cinco artefatos genuínos da arqueologia que comprovam dados históricos do período de Jesus na Palestina. Outra peça de destaque exposta no museu é a "pedra da vitória", entalhada por um rei de Aram, contendo uma inscrição que menciona a "Casa de Davi", referência à dinastia fundada pelo rei.

Crédito: Alex Almeida/Folha Imagem
Painel fotográfico com sinagogas do período bizantino (70 d.C. - 640 d.C.), em exposição

O espaço expositivo será dividido em partes distintas. A primeira terá foco nos aspectos históricos, religiosos e políticos da Terra Santa e na centralização do culto em Jerusalém, além de descrever a vida cotidiana dos israelenses.

Já a segunda parte será voltada ao período do Segundo Templo, em Jerusalém, e ao início do cristianismo. Serão traçados o papel do Templo Sagrado e o estilo de vida dos primeiros cristãos.

O período bizantino ganha destaque na parte final da mostra. Nessa época, seguidores do judaísmo e do cristianismo se dedicavam à construção de monumentais casas de oração --antigas sinagogas e igrejas de estrutura semelhante, pois ambas possuíam pia batismal, altar e outros objetos, refletindo a origem comum.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Endereço: av. Paulista, 1.578, Bela Vista, região central, São Paulo, SP. Classificação etária: livre
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais