Artista ganha retrospectiva na Estação Pinacoteca

As seis janelas do quarto andar da Estação Pinacoteca (região central da capital paulista) não são mais simples janelas. Intervenções feitas com adesivos coloridos por Beatriz Milhazes as transformaram em vitrais.

Crédito: Alex Almeida/Folha Imagem
Intervenção nas janelas também pode ser vista durante a noite, com iluminação própria, em SP

A partir deste sábado (6), a carioca é tema de uma grande retrospectiva de seu trabalho, que ocupa todo o quarto andar do museu, sob curadoria de Ivo Mesquita.

Além das intervenções, que recebem atenção especial por estarem em uma sala vazia, a individual, intitulada "Beatriz Milhazes: Pinturas e Colagens", reúne cerca de 30 quadros de colecionadores --que foram emprestados especialmente para a ocasião.

Entre eles, estão 12 trabalhos nunca expostos e obras realizadas desde a última metade dos anos 1980 até 2007. As peças são todas marcadas pela forte mistura de cores e pela presença de arabescos, círculos, linhas em espiral e referências ao tropicalismo.

Neste ano, Milhazes bateu o recorde de vendas de um artista brasileiro vivo, quando seu quadro "O Mágico" foi arrematado por US$ 1,049 milhão (cerca de R$ 1,7 milhão) em um leilão da Sotheby's, em Nova York.

Leia mais

Especial

Livraria

Endereço: lgo. General Osório, 66, Luz, região central, São Paulo, SP. Classificação etária: livre.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais