Fim da exposição "Tesouros da Terra Santa" é antecipado

Crédito: Divulgação
Modelo de templo está exposto na mostra "Tesouros da Terra Santa", no Masp, em SP

A mostra "Tesouros da Terra Santa - Do Rei Davi ao Cristianismo", em cartaz no Masp (Museu de Arte de São Paulo) desde 13 de agosto, teve antecipado o seu fim. Por decisão da administração do local, ela ficará exposta só até 26 de outubro, e não mais até 02 de novembro, como estava previsto.

Para a exposição, foram trazidas peças do Museu de Israel (Jerusalém), totalizando 150 achados arqueológicos do período compreendido entre 1.000 a.C. até o século 1º da era cristã, reunidos para ajudar a comprovar dados históricos.

Entre eles, estão o ossuário de Caifás e uma inscrição com o nome de Pôncio Pilatos, dados como dois dos cinco artefatos genuínos da arqueologia que comprovam dados históricos do período de Jesus na Palestina. Outra peça de destaque exposta no museu é a "pedra da vitória", entalhada por um rei de Aram, contendo uma inscrição que menciona a "Casa de Davi", referência à dinastia fundada pelo rei.

Crédito: Alex Almeida/Folha Imagem
Painel fotográfico com sinagogas do período bizantino (70 d.C. - 640 d.C.), em exposição

Mais do que se informar por meio de relatos de passagens históricas ligadas ao judaísmo e ao cristianismo, como a construção do Primeiro e Segundo Templos e a existência de Jesus Cristo, os visitantes poderão ver, sentir e tirar suas próprias conclusões sobre parte da história dessas religiões.

O espaço expositivo está dividido em partes distintas. A primeira tem foco nos aspectos históricos, religiosos e políticos da Terra Santa e na centralização do culto em Jerusalém, além de descrever a vida cotidiana dos israelenses. Já a segunda parte está voltada ao período do Segundo Templo, em Jerusalém, e ao início do cristianismo.

O período bizantino ganha destaque na parte final da mostra. Nessa época, seguidores do judaísmo e do cristianismo se dedicavam à construção de monumentais casas de oração --antigas sinagogas e igrejas de estrutura semelhante, pois ambas possuíam pia batismal, altar e outros objetos, refletindo a origem comum.

MASP: av. Paulista, 1.578, Bela Vista, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3251-5644. Ter., qua., sex., sáb. e dom.: 11h às 17h. Qui.: 11h às 19h. R$ 15 (grátis para menores de dez e maiores de 60). Classificação etária: livre. Até 26/10.

Leia mais

Especial

Livraria da Folha

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais