Conheça alguns dos lugares "secretos" e cheios de cultura em SP

Enquanto passos rápidos atravessam a superfície da cidade, um pouco de sua memória está escondida nos subsolos, em antigos porões que guardam histórias preciosas. A Revista da Folha percorreu alguns desses pontos para revelar quais merecem uma visita.

Crédito: Maria do Carmo/Folha Imagem
Cripta da catedral da Sé, construída sob o altar da igreja em 1919, traz tijolos à vista e vitrais

Bunker do poeta

A célebre Casa das Rosas apresenta um subterrâneo aberto à visitação com agendamento. O porão foi desenhado na década de 20 pelo arquiteto Ramos de Azevedo e serviu para guardar mantimentos enquanto morou ali sua filha, Lucia Ramos de Azevedo. O espaço é formado por um salão central e seis cômodos atulhados de obras que pertenceram ao poeta Haroldo de Campos, morto em 2003.

Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos - av. Paulista, 37, Bela Vista, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/ 3285-6986. Ter. a sex.: 10h às 22h. Sáb. e dom.: 10h às 18h. É necessário fazer agendamento prévio.

Ilustres na cripta

Construída sob o altar da igreja, inaugurada em 1919, a cripta da catedral da Sé encanta com seus tijolos à vista e vitrais no teto. O local, que pode ser visitado com hora marcada, guarda os restos mortais de bispos portugueses e brasileiros. Uma das presenças ilustres é a do chefe indígena Tibiriçá, da época do Descobrimento.

Catedral da Sé - Praça da Sé, s/nº, região cental, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3107-6832. Seg. a sex.: 9h30 às 12h e 13h às 17h30. Sáb.: 9h30 às 12h e 13h às 16h30. Dom.: 9h30 às 12h. Ingr.: R$ 4. É necessário fazer agendamento prévio.

Crédito: Karime Xavier/Folha Imagem
Sobrado do Museu da Energia foi do irmão de Santos Dumont; o porão parece um labirinto

Labirinto no museu

Este charmoso sobrado, onde fica hoje o Museu da Energia, pertenceu, no século 19, ao irmão de Santos Dumont. O interior, que pode ser visitado com agendamento, ainda tem ladrilhos hidráulicos italianos, parede de taipa e desenhos pintados com fios dourados. O porão é dividido como um labirinto, em várias câmaras de teto rebaixado. Escondida ali está a réplica de uma escada idealizada por Santos Dumont.

Museu da Energia - al. Cleveland, 601, Campos Elíseos, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/ 3333-5600. Seg. a sex.: 10h às 17h30. É necessário fazer agendamento prévio.

Refúgio nobre

O sobrado da Baronesa de Limeira - Cejur, um dos três que pertenceram à nobre, foi erguido no século 19. Seu extenso porão abriga uma foto dela e uma estátua em ferro fundido criada pelo francês Mathurin Moreau em 1870. Atualmente, sedia o Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Município, voltado para profissionais da área. Para visitas ao Cejur e ao porão, é preciso agendar horário.

Sobrado da Baronesa de Limeira - Cejur - av. Brigadeiro Luís Antônio, 42, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/ 3241-4525. Seg. a sex.: 9h às 18h. É necessário fazer agendamento prévio.

Leia mais

Especial

Livraria da Folha

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais