Arte genuinamente brasileira tem lugar cativo em exposições de SP

Obras de Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Maria Bonomi e exemplares de arte naïf, a última feita por artistas não profissionais, ocupam espaços consideráveis em museus e galerias. A iniciativa demonstra que o acesso à arte tupiniquim pode ser abrangente na cidade de São Paulo. Abaixo, veja a seleção de cinco exposições que exploram a temática nacional e abrigam obras de grandes artistas brasileiros.

Crédito: Divulgação

Etnias - Do Primeiro e Sempre Brasil
O projeto de arte pública recebe a curadoria de Maria Bonomi. A grandiosa obra retrata a epopéia do encontro com os índios no Brasil --a partir da percepção dos mesmos--, ultrapassa os 50 m de comprimento e tem cerca de 2,2 m de altura.
Informe-se sobre o evento

Arte Naïf
A galeria, que já contabiliza mais de mil peças em seu acervo, é especializada em arte naïf e conta com nomes como Ana Maria Dias, Ivonaldo, Malu Delibo e Edivaldo, expostos ao lado de artistas jovens como Airton das Neves, Christiano Sidoti e Marcos Oliveira.
Informe-se sobre o evento

Arte Brasileira no Acervo MAC USP
A exposição retoma a trajetória do modernismo com obras de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, entre outros.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Divulgação

Brasil Brasileiro
Com 69 artistas e 174 obras, entre elas pinturas dos séculos 19 e 20, a exposição busca lançar um olhar sobre a diversidade brasileira. Entre os destaques está uma instalação criada por Nelson Leirner para a ocasião.
Informe-se sobre o evento

Machado de Assis: Mas Este Capítulo Não É Sério
Com projeções de vídeos e fotografias, alusões a alguns personagens e uma biblioteca com diversas edições das obras de Machado, os curadores Vadim Nikitin, Cacá Machado e José Miguel Wisnik procuram desconstruir certos mitos criados sobre o escritor e aproximar sua vida e seu trabalho do público.
Informe-se sobre o evento

Leia mais

Especial

Livraria da Folha

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais