Exposição no MAM reflete sobre o papel da arte e da ciência

O MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) abre seu calendário de exposições de 2009 com a mostra "Atenção: Estratégias para Perceber a Arte".

Crédito: Divulgação

Sob curadoria de Cauê Alves, a mostra reúne 52 obras de vários artistas, selecionadas no acervo do museu paulista. As obras escolhidas têm a proposta de fazer uma reflexão acerca do papel da arte na vida do homem, colocando-a como mediadora entre ele (que a cria) e o mundo que o cerca, valorizando o ponto de vista subjetivo em contraponto à visão cientificista.

Para traduzir essa ideia, três núcleos temáticos abordam diferentes aspectos da questão.

Em um deles, "Origens", estão reunidas obras de concretistas e neoconcretistas como Amílcar de Castro, Geraldo de Barros, Hércules Barsotti, Judith Lauand e Willys de Castro.

Em "Desdobramentos", artistas vanguardistas como Mira Schendel, Ester Grinspum, Nelson Leirner e Waltércio Caldas, entre outros, usam o gesto como forma de atingir os sentidos.

O corpo humano é outra vertente da mostra. Usado em diferentes acepções, material ou poético, ele está representado em obras de Leonilson, Ana Tavares, Rafael Assef e Hudinilson Junior.

Informe-se sobre o evento

Leia mais sobre arte brasileira

Leia mais sobre exposições

Especial

Livraria da Folha

End: av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, Parque Ibirapuera, região sul, São Paulo, SP. Classif. etária: livre.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais