Mostra faz trajetória artística do italiano Roberto Sambonet

Crédito: Denise Andrade e Juan Guerra/Divulgação

Obras do artista plástico e designer italiano Roberto Sambonet (1924-1995) estão em exposição no Museu da Casa Brasileira, na mostra "Roberto Sambonet - Do Brasil ao Design", que abre ao público nesta quarta-feira (28), às 19h30. A mostra fica em cartaz até 1º de março em São Paulo.

A distribuição de 400 itens, entre objetos, gravuras e pinturas, em cinco salas, traça um itinerário de suas atividades como artista plástico, designer gráfico e industrial.

Considerado um dos ícones do design do século 20, as obras de Sambonet são exibidas no MoMA de Nova York e em outros museus mundo afora.

"Sambonet é um dos grandes nomes do design italiano do pós-guerra, e foi muito influenciado por sua temporada no Brasil, onde fez a descoberta da flora, da fauna e do nosso artesanato junto com Lina Bo Bardi", diz Fábio Magalhães, cocurador da mostra, por meio de sua assessoria.

Crédito: Denise Andrade e Juan Guerra

Mudança para o Brasil

Sambonet mudou-se da Itália para o Brasil --onde viveu de 1948 a 1953-- no fim da Segunda Guerra Mundial. Durante esse período, conheceu Lina Bo e Pietro Maria Bardi, na época da fundação do Masp (Museu de Arte de São Paulo), onde deu aulas de artes gráficas e estamparia no extinto Instituto de Arte Contemporânea.

Seu período em terras brasileiras renderam outros trabalhos, como o livro "Juqueri, Esperienza Psichiatrica di un Artista" ou "Della Pazzia" ("Da Loucura"), este proveniente de suas visitas ao manicômio de Juquery, em São Paulo, e um ciclo de aquarelas inspiradas em suas viagens ao longo do rio Amazonas.

Como artista plástico, sua obra é marcada por pinturas de retratos e paisagens caracterizadas por uma técnica clássica, de estilo pictórico oitocentista.

Informe-se sobre o evento

Leia mais sobre design

Leia mais sobre exposições

Especial

Livraria da Folha

Endereço: av. Brig. Faria Lima, 2.705, Pinheiros, região oeste, São Paulo, SP. Classificação etária: livre.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais