Exposição comemora centenário de Roberto Burle Marx

Crédito: Divulgação

Nesta quinta-feira (16), o MAM (Museu de Arte Moderna) inaugura a mostra "Roberto Burle Marx 100 Anos: a Permanência do Instável", em comemoração ao centenário do artista.

A exposição veio do Paço Imperial do Rio de Janeiro para homenagear o artista em sua cidade natal. Autor de mais de 3.000 projetos de paisagismo, pintor, designer de joias, ceramista, tapeceiro, autor de cenários e figurinos para teatro e óperas, músico e ecologista, Burle Marx morreu em 1994.

Com curadoria do diretor da instituição carioca, Lauro Cavalcanti, a mostra reúne 180 itens, número reduzido para adequação ao MAM. O primeiro núcleo é composto por pinturas, obras em papel, joias e muranos em ordem cronológica inversa --as obras estão agrupadas nos anos 1990, 80 e 70; 1960 e 50 e 1940 e 30.

No final da Grande Sala, concentram-se os trabalhos paisagísticos, com desenhos, guaches e fotografias. Há, por exemplo, grandes projetos públicos realizados na capital fluminense: parque do Flamengo, de 1961, e a calçada e os jardins da avenida Atlântica, de 1970. Em outros ambientes, há ainda filmes sobre obra e vida, e uma relação de gêneros e plantas descobertas por ele.

Informe-se sobre o evento

Leia mais em Exposições

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

End.: av. Pedro Álvares Cabral, portão 3, pq. Ibirapuera, região sul, São Paulo, SP. Classif. etária: livre.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais