Mostra convida público a imergir na poesia de Paulo Leminski

"Essa vida de eremita é, às vezes, bem vazia. Às vezes, tem visita. Às vezes, apenas esfria." Esse e outros textos criados por Paulo Leminski (1944-1989) estão no Itaú Cultural (região central da capital paulistana), até 8 de novembro, na mostra dedicada ao escritor.

Com consultoria da poetisa Alice Ruiz, que foi casada com o autor, a "Ocupação Paulo Leminski" reúne um acervo de poemas originais, fotos pessoais, manuscritos inéditos e depoimentos que exibem facetas mais pessoais --a sua relação com os filmes de Hollywood e a prática da poesia.

A cenografia que foi criada por Miguel Paladino para o evento reforça o sentimento de os visitantes estarem fisicamente imersos no mundo criativo do escritor: eles ficam cercados por textos reproduzidos em todos os lugares como o chão, as paredes e os pilares do local onde acontece a Ocupação.

Crédito: Divulgação
Textos do escritor Leminski foram reproduzidos nos pilares e nas paredes do Itaú Cultural

Leminski não só era poeta e compositor --suas letras foram musicadas por Caetano Veloso, Guilherme Arantes, Arnaldo Antunes, Moraes Moreira e Itamar Assumpção, entre outros--, mas também tradutor, linguista (estudou pelo menos cinco línguas estrangeiras), professor de história e redação, publicitário e autor de haicais.

Esse gosto pela métrica e pela cultura japonesa --ele praticava judô-- é lembrado em uma ala reservada, ambientada com tatame (piso de palha), onde o público pode ver alguns haicais e uma performance com o próprio poeta sobre o autor nacionalista Yukio Mishima, que ficou famoso por ter cometido haraquiri (suicídio com espada) quando a prática já era coisa do passado no Japão.

Os haicais, inclusive, servem para incentivar a criatividade do público: quem quiser pode colocar um de sua autoria no link do Twitter. Os primeiros foram escritos por poetas convidados do Itaú Cultural, mas os anônimos agora podem participar.

Relacionados à mostra "Ocupação Paulo Leminski", ainda estão previstos:

Em 23 e 24/10, às 20h: Estrela Ruiz Leminski interpreta músicas do pai escritor, acompanhada de uma banda formada para o show "Esta Noite Vai Ter Sol". No repertório, composições próprias do poeta ou em parceria, gravadas por artistas como Itamar Assumpção, Caetano Veloso e Ney Matogrosso. No dia 23, Miriam Maria e Moraes Moreira se juntam ao evento. No dia 24, é a vez de Edvaldo Santana e Vitor Ramil.

Em 31/10 e 1º/11, às 20h: O filme de animação "Belowars", com direção de Paulo Munhoz, em livre adaptação do livro "Guerra Dentro da Gente", de Paulo Leminski, será lançado nessa data. Após a apresentação, está agendada uma conversa com o realizador. A obra será reapresentada em 1º de novembro.

Informações sobre eventos gratuitos e populares podem ser consultadas no site Catraca Livre.

Itaú Cultural - av. Paulista, 149, Bela Vista, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2168-1777. Ter. a sex.: 10h às 21h. Sáb., dom. e feriado: 10h às 19h. Até 8/11. Grátis. Classificação etária: livre.

Leia mais em Exposições

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

Endereço: av. Paulista, 149, Bela Vista, região central, São Paulo, SP. Classificação etária: livre.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais