Exposição coloca Pagu e Oswald de Andrade novamente juntos em SP

O casamento do escritor Oswald de Andrade (pronuncia-se Oswáld) com Patrícia Galvão, a Pagu, gerou uma criança, uma renovação artística e um engajamento político a favor do proletariado que resultou no lançamento do jornal "O Homem do Povo". Essa parceria formada pelo casal volta a ser homenageada na exposição abrigada no Museu Lasar Segall (região sul da capital paulista), que segue até 31 de janeiro de 2010.

Crédito: Divulgação
Tela assinada por Lasar Segall retrata Oswald de Andrade

A abertura do evento, no último sábado (17), coincide com o lançamento pela Imprensa Oficial da coleção que reúne o fac-símile dos oito números de "O Homem do Povo". "A ideia de reimpressão dos jornais surgiu por ocasião da exposição, justamente por envolvê-los ao mesmo tempo", explica o diretor do museu, Jorge Schwartz.

A edição (vendida por R$ 85) é um retrato da fase de Oswald voltada para os temas da classe operária, renegando seu lado burguês --a família do escritor era economicamente estável e possuía terrenos no centro da cidade de São Paulo--, até a adesão ao Partido Socialista em 1931. Com ilustrações feitas por Pagu, que também assinava uma coluna para mulheres, e textos de Oswald e de amigos da época, "O Homem do Povo" teve uma vida curtíssima (maio a abril de 1931).

Na mostra "Pagu / Oswald / Segall", são cerca de 60 obras entre pinturas, fotografias, reproduções e manuscritos relacionados aos três expoentes. Já a amizade entre o pintor lituano Segall e Oswald, que começou a ser consolidada a partir dos anos 20 quando este ainda era casado com Tarsila do Amaral, é evidenciada por meio de cartas e desenhos.

A exibição atual foca as décadas de 30 e 40, consideradas as mais produtivas do escritor modernista, e também acaba incluindo trabalhos de outros expoentes do movimento, como Cândido Portinari e Flávio de Carvalho.

Informações sobre eventos gratuitos e populares podem ser consultadas no site Catraca Livre.

Museu Lasar Segall - r. Berta, 111, Vila Mariana, região sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/5574-7322. Ter. a sáb.: 14h às 19h. Dom.: 14h às 18h. Grátis. Classificação etária: livre.

Leia mais em Exposições

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

Endereço: r. Berta, 111, Vila Mariana, região sul, São Paulo, SP. Classificação etária: livre.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais