Caixa Cultural, em SP, prorroga mostra "Meu Olho Esquerdo"

Quem ainda não viu a exposição do paulistano Ed Viggiani, composta por 40 fotos em preto e branco e exibida na Caixa Cultural (região central da cidade de São Paulo), agora pode visitá-la até 6 de dezembro.

Crédito: Ed Viggiani/Divulgação
Artista Ed Viggiani expõe fotos que mostram contrastes do Brasil

"Meu Olho Esquerdo" é formada por 40 cenas cotidianas brasileiras, captadas entre 1988 e 2008. As fotografias registram de momentos banais a históricos, congelados pela câmera de Ed em uma peregrinação por terras tupiniquins.

Ed começou no fotojornalismo, em 1978, e passou pelo jornal O Povo, de Fortaleza (CE), pela revista "Istoé" e pelos paulistas Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo e o Jornal do Brasil. Nesse meio tempo, esticava sua "visão esquerda", com o qual capta as imagens, à movimentação social no país e no mundo.

Desse olhar diferenciado, surgiu sua primeira exposição individual: "Matando o Tempo a Golpe de Luz" (1991, Galeria Fotoptica) recebeu o prêmio de melhor do ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

Em 1999, ele ganhou o prêmio J. P. Morgan de Fotografia com o trabalho "O Retrato da TV" e, ainda no final da década de 1990, participou do projeto "Brasil Sem Fronteiras", cujos ensaios estão reunidos no livro homônimo lançado em 2001.

Em 2002, foi agraciado pelo Prêmio Abril de Reportagem Cultural, com a reportagem "Alma Caipira", publicada na revista "National Geographic". Ed também é autor do livro de fotografia "Brasileiros Futebol Clube", de 2006, com apresentação de Luis Fernando Veríssimo.

Informações sobre eventos gratuitos e populares podem ser consultadas no site Catraca Livre.

Caixa Cultural - pça. da Sé, 111, Sé, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3321-4400. Ter. a dom.: 9h às 21h. Até 6/12. Grátis. Classificação etária: livre.

Leia mais em Exposições

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais