Mostras exibem queda do Muro de Berlim pela ótica de artistas alemães

Crédito: Divulgação
O alemão Norbert Enkere assina "Grenzfall", exposição de fotos que está no Goethe-Institut

A queda do muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989, influenciou um videomaker e um fotógrafo alemães, cujos trabalhos serão exibidos a partir desta segunda-feira (9) no Goethe-Institut (região oeste da cidade de São Paulo). O evento vai até 15 de dezembro.

"Grenzfall" (Queda da Fronteira) é produzido por Norbert Enkere e apresenta, por meio de uma projeção de imagens, as transformações que ocorreram no muro de Berlim. O diferencial é que, ao contrário de mostrar a queda, tantas vezes vista mundialmente na TV e na internet, Enkere gravou as mudanças ocorridas no período de dezembro de 1989 a março de 1992. Com isso, ele propõe um relato fotográfico sobre a cicatrização dessa ferida histórica.

O outro alemão, Stefan Koppelkamm, assina "Ortszeit" (Horário Local), uma instalação formada por fotografias do muro de Berlim que se complementam com comentários do próprio artista, adicionadas a informações sobre cada construção e detalhes marcantes.

Esses dois eventos fazem parte da programação especial que o Goethe organizou para este mês, o projeto 1989-2009: 20 Anos Após a Queda do Muro de Berlim, que conta com a colaboração de vários parceiros.

Dentro dessa lista de atividades, destaca-se a exposição gratuita "Da Revolução Pacífica à Alemanha Unida", composta por 20 cartazes. Com fotos e textos explicativos, eles ensinam história e retratam os primeiros protestos contra o regime ditatorial da antiga Alemanha Oriental até culminar na queda do muro de Berlim. Com entrada gratuita, a exposição estará aberta até 18 de dezembro.

Goethe-Institut - r. Lisboa, 974, Pinheiros, região oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3296-7000. Seg. a sex.: 9h às 20h. Sáb.: 9h às 14h. Grátis. Classificação etária: livre.

Informações sobre eventos gratuitos e populares podem ser consultadas no site Catraca Livre.

Leia mais em Exposições

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais