Roteiro sugere 13 exposições para apreciadores de esculturas

Crédito: Divulgação

"50 Anos de Arte de Yutaka Toyota"
O espaço faz uma homenagem ao artista Yutaka Toyota. São 25 obras recentes, entre esculturas e objetos. Toyota é conhecido por usar faces de aço em curvas que espelham novas perspectivas.
Informe-se sobre o evento

Acervo - Pinacoteca
O acervo do museu apresenta entre os destaques "Homem que Anda sobre a Coluna", escultura de Rodin em bronze com 3,54 m de altura. No espaço reservado para a coleção, estão trabalhos de diversas épocas e tendências, entre os quais, telas de Pedro Américo, Baravelli e Nuno Ramos. Pelos corredores da instituição e no vizinho parque da Luz, estão cem esculturas de 35 artistas brasileiros --entre eles, Amilcar de Castro, Marcello Nitsche e Victor Brecheret.
Informe-se sobre o evento

Acervo Bia Doria
Projetada por João Armentano, a galeria foi inaugurada em agosto de 2007 e abriga uma exposição de esculturas feitas por Bia Doria, a partir de madeira descartada ou morta, além de seu acervo.
Informe-se sobre o evento

Afro Brasil
O espaço abriga 1.100 obras da coleção de arte negra do artista plástico Emanoel Araújo, cedidas ao museu em regime de comodato. Entre as peças, estão máscaras africanas, esculturas, pinturas do século 19, fotografias e trabalhos contemporâneos.
Informe-se sobre o evento

"Amilcar de Castro: 34 Gravuras"
Com curadoria de Evandro Salles, a mostra apresenta obras inéditas do grande artista neoconcreto brasileiro, que fazem parte do acervo pessoal do arquiteto Allen Roscoe, produtor das esculturas do artista.
Informe-se sobre o evento

"Amor e Solidariedade"
Nesta retrospectiva dos seus 60 anos de carreira, o artista pernambucano Abelardo da Hora mostra esculturas, desenhos, gravuras e peças de cerâmica no vão livre do museu. Duas figuras predominam: os retirantes e os corpos de mulheres nuas.
Informe-se sobre o evento

"Arte Colombiana - 1948 a 1965"
Um acervo de 140 peças (pinturas, esculturas e gravuras) produzidas entre 1948 e 1965 está exposto nesta mostra. Destacam-se as obras de Fernando Botero, Alejandro Obregón e Edgar Negret.
Informe-se sobre o evento

Coleção Crespi Prado
Abrigado no museu, que foi residência do casal Fábio Prado e Renata Crespi e hoje é a sede da Fundação Crespi Prado, o conjunto de obras de design e arte reunido ao longo de 49 anos inclui pratarias, mobiliário, tapeçaria, ourivesaria, quadros e esculturas. Entre as peças em exibição permanente, está o busto de Renata Crespi, esculpido por Victor Brecheret, e a tela "Floresta e Veados", de Portinari.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Divulgação

Ernesto Neto
Na exposição "Mitodengo", o artista apresenta uma única escultura com cinco metros de altura e cinco de comprimento. A obra é composta de 11 peças de aço. Cada peça contém um desenho e todas se encaixam como módulos de um quebra-cabeça.
Informe-se sobre o evento

"Experimentando Espaços"
Convidados pelo curador Agnaldo Farias, dez artistas apropriam-se dos jardins do museu para fazer intervenções. Esculturas e instalações ficarão espalhadas pelo espaço. Nomes como Carlito Carvalhosa e Amélia Toledo estão na coletiva.
Informe-se sobre o evento

"Imagens Recriam a História"
A exposição reúne telas, esculturas e maquetes que ajudaram a construir a memória de São Paulo. Localizada no Museu Paulista, a mostra utiliza recursos multimídia, como terminais de computador, vídeos e observatórios com textos, imagens e programas interativos, além de materiais para deficientes, como textos em braille, telas táteis e narrações que descrevem as pinturas. Em "Imagens Recriam a História" há também objetos antigos que ajudam a recontar a história da cidade, como porcelanas, talheres, chaveiros, álbum de figurinhas e brinquedos.
Informe-se sobre o evento

"Justapostos"
Exposição composta por 22 obras dos formandos do Departamento de Artes Plásticas (CAP), da USP. São usados suportes variados como pinturas, esculturas e obras multimídia.
Informe-se sobre o evento

"Programa Galeria Tátil"
As esculturas que compõem a exposição foram selecionadas especificamente para deficientes visuais. O percurso é orientado por um piso tátil. Ali, figuram trabalhos de Victor Brecheret, Amilcar de Castro e Bruno Giorgi, entre outros.
Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais