Museu Afro Brasil inaugura duas exposições no aniversário de São Paulo

Crédito: Guilherme Gaensly/Divulgação
Postal de Guilherme Gaensly, que retrata o Viaduto do Chá, na cidade de São Paulo

"São Paulo, Terra, Alma" e "Memória Editada da Imprensa Oficial de São Paulo" são as duas mostras que o Museu Afro Brasil preparou para inaugurar em uma data especial. O dia escolhido é esta segunda-feira (25), quando se comemora o aniversário de 456 anos da cidade de São Paulo.

Com três panoramas fotográficos inéditos da cidade de São Paulo, a primeira delas reproduz o bairro de Higienópolis (região central) em 1912 pelas lentes de Theodoro Preising; seis fotos tiradas em 1925 que registram parte da região central, com imagens da Igreja do Carmo e ladeira do Carmo; e a Coleção de Rui de Souza e Silva, com seis retratos da São Paulo antiga assinados por Preising. A mostra também reúne fotos e postais de Guilherme Gaensly, publicações e homenagens a personalidades como cantora Carmem Miranda, o abolicionista Luiz Gama, o líder da Revolta das Chibatas João Candido, o cartunista Ângelo Agostini e o compositor Adoniran Barbosa.

A segunda mostra, "Memória Editada da Imprensa Oficial de São Paulo", homenageia a empresa gráfica responsável por propagar a memória social, artística e cultural paulista e brasileira. Edições próprias e parcerias com instituições compõem a exposição, que apresenta também a Coleção Aplauso, um importante produto literário do país que conta com contribuições de artistas brasileiros da música, do teatro e do cinema.

No dia, o público poderá visitar o acervo do Museu Afro Brasil --com mais de 5.000 obras relacionadas à cultura negra brasileira-- e às sete exposições em cartaz: "Os Mágicos Olhos das Américas"; "Eu Tenho um Sonho: de King a Obama - A Saga Negra do Norte"; "África em Nós"; "110 Telas, 60 Dias e um Diário de Viagem - Amazonas 1975", "Francisco de Paula Britto (1809 - 2009) - 200 Anos do Primeiro Editor Brasileiro"; "Deoscoredes Maximiliano dos Santos - O Escultor do Sagrado"; e "Formas e Pulos - O Saci no Imaginário".

Livros e música

A programação do museu para o aniversário da capital paulista também inclui quatro lançamentos de livros, todos editados pela Imprensa Oficial: "Breve História do Estado de São Paulo", de Marco Antonio Vila; "Miguel Costa - Um Herói Brasileiro", de Yuri Abyaza Costa; "Palco Paulistano, Fotografias de Vânia Toledo"; "O Diário de uma Revolução: 1924", de Duarte Pacheco Pereira; e "Rubens Ianelli", editado em parceria com o Museu Afro Brasil.

Entre as 12h e as 18h, também passam pelo museu o grupo Regional Brasileiro, com repertório de chorinho, samba, frevo e baião, e a DJ Evelyn Cristina, com músicas afro-brasileiras no setlist.

Informações sobre eventos gratuitos e populares podem ser consultadas no site Catraca Livre.

Museu Afro Brasil - av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 10, Parque Ibirapuera, região sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5579-0593. Seg.: 12h às 18h. Grátis. Classificação etária: livre.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais