Caixa Cultural prorroga "Espelhos de Luz e Sombra" e "Os Anos JK"

"Espelhos de Luz e Sombra"

Pouco conhecida no Brasil, a obra fotográfica de Irina Ionesco é representada por 30 imagens na exposição "Espelhos de Luz e Sombra", que permanece por mais um tempo na Caixa Cultural da Sé, no centro de São Paulo --a mostra foi prorrogada para 2 de maio.

Sem interferência de tecnologias digitais, a maior parte das fotografias --todas foram tiradas entre 1968 a 2006-- mede 40 por 50 centímetros. As obras mostram uma mulher mítica, retratada por meio de uma visão onírica, que estabelece um diálogo entre o pop e o sublime, o eterno e o moderno. Durante a mostra, a Caixa Cultural exibe o documentário "Nocturnes Porte Dorée", de Delphine Camolli, um registro do universo barroco da fotógrafa.

Informe-se sobre o evento

Crédito: Jean Manzon /Divulgação

"Os Anos JK: a Era do Novo"

Os anos 50 foram historicamente marcados como os "anos dourados" brasileiros, com Juscelino Kubitschek no poder e a construção da capital federal. O período é retratado em um passeio histórico, a exposição "Os Anos JK - A Era do Novo" continua em cartaz na Caixa Cultural (centro de São Paulo) até 9 de maio.

Para reproduzir essa época de esplendor e ufanismo, foram escolhidas 75 imagens. Elas vieram da Cinemateca Brasileira, do arquivo pessoal do cineasta Roberto Santos --dirigiu "Um Anjo Mau" e fez uma série de filmes para a TV e o cinema -- e de dois fotógrafos tarimbados, Sérgio Jorge e Jean Manzon.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais