Retrospectiva de Flávio de Carvalho traz produ­ção controversa

Crédito: Divulgação
"Estudo para N. Sra. da Noite", obra que está na retrospectiva do artista no MAM, em SP

A arte irreverente de Flávio de Carvalho chega ao MAM, na zona sul de São Paulo, nesta sexta-feira (16), numa retrospectiva com 60 obras e outros itens que docu­mentam suas ações.

Versátil e provocador, o artista morto em 1973 experimentou diversos suportes e espalhou ideias em áreas como arquitetu­ra, pintura, teatro e cenografia.

Logo na entrada da mostra, o público pode conferir o projeto arquitetônico desenhado pelo autor para o viaduto do Chá, de 1934, que não chegou a ser im­plementado.

"Flávio de Carvalho foi im­portante principalmente no de­bate que envolveu a arquitetura moderna dos anos 1920 aos 1930", afirma o curador Rui Moreira Leite, um dos maiores estudiosos da obra do artista flu­minense.

Parte de suas performances, como sua caminhada na direção contrária a uma procissão, que causou a fúria dos devotos, será resgatada numa série de ilustra­ções e em material de arquivo. Leite destaca o uso da cor e o registro do gesto de mãos em suas pinturas, como no retrato do psicanalista inglês Wilfred Bion.

MAM - pq. Ibira­puera - av. Pedro Álvares Ca­bral, s/ n, portão 3, parque Ibi­rapuera, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5085-1300. Ter. a dom.: 10h às 17h30 (c/ perma­nência até as 18h). Até 13/6. Ingr.: R$ 5,50 (dom.: grátis). Es­tac. (sistema zona azul - no por­tão 3). Classificação etária: livre.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais