Museu celebra cinquentenário de Brasília com mostra

No dia do aniversário de 50 anos de Brasília, nesta quarta-feira (21), o Museu da Casa Brasileira (zona oeste de São Paulo) abre ao público exposição em homenagem à cidade.

Crédito: Divulgação
Projeto vencedor do concurso para o plano piloto de Brasília, do arquiteto Lúcio Costa

"Outros Planos: Brasílias" reúne sete projetos finalistas do concurso realizado em 1957 para o plano piloto de Brasília e mostra como seria a nova capital do país se o vencedor da disputa não tivesse sido o arquiteto, urbanista e professor Lúcio Costa, com suas superquadras, a Praça dos Três Poderes, os comércios locais e os prédios de seis andares.

A mostra exibe em detalhes as propostas para Brasília, como pedestres que caminhariam em esteiras rolantes, gigantescos edifícios que substituiriam os bairros atuais e a herança deixada pelo projeto urbano para o país.

Painéis com imagens e textos que sintetizam cada uma das sete propostas premiadas e comentários do júri, precedidos de uma breve contextualização do período e de fatos antecedentes ao concurso de 1957, completam a exposição.

Com curadoria do arquiteto Eduardo Della Manna e pesquisa de Jeferson Tavares, "Outros Planos: Brasílias" traz as soluções urbanísticas que tiveram o objetivo de propor uma cidade ideal como capital do Brasil.

Museu da Casa Brasileira - av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3032-3727. Ingr.: R$ 4 (grátis aos domingos e feriados). Ter. a dom.: 10h às 18h. Até 16/5. Classificação etária: livre.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais