No meio do caos, fotógrafo transforma refugiados climáticos em arte

Crédito: Peter Caton
Foto do inglês Peter Caton que está na mostra "Naufrágio de Sundarbans", no Tucarena

Poucas são as pessoas que sabem dizer onde fica Sundarbans. As quatro ilhas que se encontram entre Bangladesh e Índia têm passado por problemas provocados pela natureza, como ciclones e aumento do nível do mar. O resultado são centenas de refugiados climáticos, que foram retratados pelo fotógrafo inglês Peter Caton.

Caton criou as condições de um estúdio ao ar livre ao se equipar com uma câmera digital Hasselblad-H3, mais uma iluminação móvel, e clicou pessoas que consentiram em ser fotografadas mesmo no infortúnio extremo. O trabalho está exposto até o dia 20, no saguão do Tucarena, na PUC-SP (zona oeste), com o nome "Naufrágio de Sundarbans - Projeto Vozes Climáticas".

Veja mais fotos tiradas pelo fotógrafo Peter Caton

Caton deu um tratamento às imagens, de forma que se parecessem com ensaios para revistas de moda, mesmo em cenário de tragédia. "Essa abordagem é deliberada para chamar a atenção do observador para a imagem. Uso a beleza como uma ferramenta de uma mensagem política", explica. "Acho que as pessoas se tornaram insensíveis à tragédia exibida em fotos jornalísticas, mas elas sempre olharão uma foto bonita, não importa a situação."

Para as fotos expostas, o fotógrafo ficou em Sundarbans por apenas poucas semanas. "Além de ser difícil recarregar o equipamento, a ideia era se distanciar da situação local e olhar objetivamente, sem influências pessoais, o que tínhamos produzido", diz ele, que trabalhou em parceria com a pesquisadora e designer brasileira Cristiane Aoki.

A exposição, formada por 40 fotografias, tem entrada gratuita.

Tucarena - r. Monte alegre, 1.024, Perdizes, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3670-8458. Ter. a dom.: 14h às 20h. Até 20/5. Grátis. Classificação etária: livre.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais