Exposição traça um panorama do design de móveis no Brasil

A exposição "Design Brasil - 101 Anos de História", em cartaz no Museu da Casa Brasileira, no Jardim Paulistano, traça um panorama da evolução do design de móveis no Brasil.

Crédito: Divulgação
Cadeira "Três Pés", de Joaquim Tenreiro, que integra a mostra "Design Brasil - 101 Anos de História", no Museu da Casa Brasileira

Com curadoria do jornalista e arquiteto Pedro Ariel Santana, a mostra reúne 48 peças que simbolizam um século de design --moderno e contemporâneo-- e tem como marco a criação da marcenaria de Celso Martinez Carrera, em 1909, em Araraquara (SP), que deu origem, seis anos mais tarde, à produção em série da cama "Patente".

Entre os destaques, estão móveis pioneiros da década de 1930 e de 1940: a cadeira de braços de metal, de John Graz; o revisteiro "Leque", de Gregori Warchavchik; a cadeira em metal e percintas de couro, de Flavio de Carvalho; e a cadeira "Três Pés", de Joaquim Tenreiro.

Com a construção de Brasília, houve uma época de ouro do mobiliário nacional nas décadas de 1950 e 1960, que pode ser conferida em peças como a poltrona "Bowl", de Lina Bo Bardi; a cadeira em palhinha, de Geraldo de Barros; a cadeira "Paulistano", de Paulo Mendes da Rocha; e a poltrona "Mole", de Sergio Rodrigues, primeiro brasileiro a ter um móvel premiado no exterior, em Milão, na Itália.

Informações sobre eventos gratuitos e populares podem ser consultadas no site Catraca Livre.

Museu da Casa Brasileira - av. Brig. Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3032-2499. Ter. a dom.: 10h às 18h. Até 8/8. Ingr.: R$ 4 (dom.: grátis). Visita monitorada c/ agendamento p/ tel. 00/xx/11/3032-2564. Classificação etária: livre.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais