Retrospectiva traz cem obras do fotógrafo Thomaz Farkas

Crédito: Divulgação
Obra "Salto Ornamental em Piscina no Estádio do Pacaembu" (foto), de 1945, integra exposição no Instituto Moreira Salles, em SP

O Instituto Moreira Salles de São Paulo exibe, até 3 de abril, a retrospectiva "Thomaz Farkas: uma Antologia Pessoal", que reúne cerca de cem imagens feitas a partir dos anos 1940, parte delas inéditas.

Foi nessa década que o fotógrafo húngaro, naturalizado brasileiro, se associa ao Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB) --lugar de debate sobre os rumos da atividade fotográfica-- e começa suas primeiras séries autorais com viés mais formal e abstrato.

O trabalho de Farkas, em conjunto com outros fotógrafos atuantes do FCCB, entre eles, German Lorca e Geraldo de Barros, dá início à formação da fotografia moderna brasileira.

Nessa exposição, os visitantes poderão ver esses trabalhos, que revelam uma estética característica no campo da fotografia, com novos enquadramentos e pontos de vista inusitados, e imagens coloridas datadas de 1975 feitas durante uma expedição científica ao Amazonas e em uma incursão a Salvador.

Outro trabalho em destaque na exposição são as séries sobre o Rio de Janeiro, na qual o fotógrafo assume uma abordagem mais humanista e uma linguagem que se aproxima ao fotojornalismo.

Instituto Moreira Salles - r. Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3825-2560. Ter. a sex.: 13h às 19h. Sáb. e dom.: 13h às 18h. Até 3/4. Livre. Estac. grátis. Visita monitorada c/ agendamento p/ grupos acima de 15 pessoas.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais