Mostra em SP traça a maior retrospectiva de José Leonilson

Crédito: Romulo Fialdini/Divulgação

Um artista de estilo próprio que fala sobre o mundo. É assim que a crítica se refere a José Leonilson (1957-1993), que ganha a maior exposição dedicada à sua obra a partir desta quinta-feira (17), no Itaú Cultural (centro de São Paulo). Veja galeria de fotos da exposição.

Na mostra "Sob o Peso dos Meus Amores", título que faz referência a um de seus trabalhos, o público poderá conferir mais de 300 peças criadas durante seu curto período de vida --ele morreu aos 36 anos, vítima da Aids.

"Leonilson era discípulo de um ideal romântico malogrado", descreve a crítica de arte Lisette Lagnado no livro "São Tantas as Verdades", referência sobre o cearense.

Esse romantismo é retratado em desenhos, pinturas, bordados, esculturas e instalações que expressam os dramas e as angústias do homem contemporâneo, reunidos pelos curadores Ricardo Resende e Bitu Cassundé.

"Leonilson tem uma importância singular ao trazer novas questões para a arte naquele momento 'anos 1980'", afirmam os curadores. "Entre elas, a autorreferência, a fatura artesanal, uma pintura tosca, que não se preocupa com formalidades, mas tem muita emoção no gesto de pintar", dizem eles.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais