Mostra reúne filmes, música e fotografia no Sesc Pinheiros

Crédito: Leon Borge/Latinstock
Milícia nas ruas de Madri durante Guerra Civil Espanhola (1936)

A exposição "Revoluções", em cartaz até 3 de julho, no Sesc Pinheiros (zona oeste de São Paulo), é organizada sobre três eixos principais: filmes, música e fotografia.

São cerca de 400 imagens, ampliadas em escala humana. A escolha das imagens partiu do livro "Revoluções", organizado por Michael Löwy --grande pensador marxista brasileiro. As fotografias registram movimentos revolucionários, desde a Comuna de Paris (1871) até a Revolução Cubana (1953-67), passando por movimentos sociais.

No espaço onde o tema central é a música, será apresentada uma composição musical de duas horas, realizada a partir de pesquisa inédita das canções revolucionárias do século 20. A coordenação é de Willy Corrêa de Oliveira, um dos maiores compositores eruditos da música brasileira contemporânea.

Crédito: Burt Glinn /Magnum Photos/Latinstock
Tropas revolucionárias de Castro nas ruas da cidade de Santa Clara, previamente libertada por Ernesto Che Guevara

Já na área do cinema, uma exibição diária traz quatro filmes de dois diretores, Jean-Luc Godard e Alexander Kluge, cujas obras são marcadas por um agudo olhar político e pelo questionamento do papel da imagem na sociedade contemporânea.

Sesc Pinheiros - r. Paes Leme, 195, Pinheiros, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3095-9400. Ter. a sex.: 10h30 às 21h30. Sáb., dom. e feriados.: 10h30 às 18h30.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais