Vista por 1 milhão de pessoas, exposição de Escher está em SP

Crédito: © The M.C. Escher Company B.V. Baarn, The Netherlands

"O Mundo Mágico de Escher", exposição com 95 obras do artista holandês Mauritis Cornelis Escher (1898-1972), chegou à marca de 1 milhão de visitantes no Brasil, depois de passar por Brasília, Rio de Janeiro e desembarcar em São Paulo.

A mostra, que é a "cereja do bolo" das comemorações de dez anos do CCBB (centro de São Paulo), fica em cartaz até 17 de julho, com entrada gratuita.

Escher não foi apenas um artista gráfico que se consagrou por suas construções enigmáticas. Mestre em perspectiva gráfica e admirador de efeitos visuais, o holandês criou figuras e mundos geometricamente paradoxais.

As 95 obras em cartaz, produzidas entre 1919 e 1960, compõem um recorte expressivo dessa produção. Gravuras originais e desenhos misturam-se a instalações elaboradas por um grupo multidisciplinar, que agrega arquitetos, cenógrafos e especialista em efeitos especiais.

"Cada experiência evidencia um aspecto de sua obra e faz com que o espectador entenda melhor o que Escher fez e brinque com os sentidos", afirma o curador Pieter Tjabbes.


Destaques da mostra:

A Casa do Escher
A instalação é uma reconstrução do espaço que se vê na obra "Autorretrato em Esfera Espelhada", de 1935. Lá o visitante pode reproduzir a cena e se ver na esfera espelhada.

Escada Virtual
Instalação que remete à litografia "Relatividade", de 1953, a "Escada Virtual" foi montada na frente de um espelho inclinado dando a sensação de continuidade da imagem.

Poço Infinito e Periscópio
No terceiro andar, dois trabalhos dialogam com a obra "Outro Mundo" --xilogravura em três cores de 1947-- e provocam diferentes sensações a depender da posição do espectador.

Informe-se sobre o evento

Crédito: © The M.C. Escher Company B.V. Baarn, The Netherlands Xilogravura "Outro Mundo" (foto), de 1947, também faz parte da mostra de M.C. Escher em São Paulo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais