Exposição de Louise Bourgeois está em cartaz no Tomie Ohtake

Está em cartaz no Instituto Tomie Ohtake (zona oeste de São Paulo) a mostra "O Retorno do Desejo Proibido", de Louise Bourgeois, até 28 de agosto.

Crédito: Allan Finkelman/©Louise Bourgeois Trust
"Arch of Hysteris", de Louise Bourgeois, exposto na mostra "O Retorno do Desejo Proibido", no instituto Tomie Ohtake, até 28/8

Esta é a primeira grande individual da artista plástica, mãe e mulher Louise Bourgeois na América Latina. Com cuidadosa curadoria de Philip Larratt-Smith, a exposição é uma análise sobre a relação da artista com a psicanálise --percorrerá ainda Rio de Janeiro e já passou por Buenos Aires.

Bourgeois iniciou sua carreira com individuais em 1945 e 47, seguidas de mais três exposições de esculturas em madeira e uma pausa de 11 anos. Em 1964, se apresentou na Stable Gallery (em Nova York).

Ao lado de Bruce Naumann e Eva Hesse, Bourgeois expôs seu trabalho na mostra "Excentric Abstraction", em 1966. Ao contrário destes artistas (pós-minimalistas), no entanto, sua obra sempre percorreu o caminho da psicanálise, que iniciou em 1951 quando da morte de seu pai. Louise morreu no ano passado, ainda produzindo.

"O Retorno do Desejo Proibido" mostra como a psicanálise interferia em seu processo criativo. Logo na entrada, há uma vitrine que expõe fac-símiles de rascunhos da artista. Muitos deles, descobertos em sua residência em 2007 e 2010, estão em catálogo organizado pelo curador e vendido no Tomie Ohtake (R$ 99). Através desta vitrine se inicia um transporte para dentro da mente de Louise. Segundo o curador, os textos esclarecem em sua obra a transição do figurativo ao abstrato.

A mostra impressiona pela diversidade estética, tanto de técnicas quanto de materiais. Tendo como fim e meio a psicanálise, Louise tem incrível versatilidade para expor o que vem de dentro. É capaz de montar gigantes instalações e com elas subverter os objetos, mas também de pendurar textos emoldurados na parede, ao invés de publicá-los em livro.

Pode também transmitir mensagens belíssimas por meio de objetos esteticamente medonhos e sofrimentos absurdos em imagens deslumbrantes. Há pinturas, desenhos, instalações, esculturas, textos e rascunhos.

Crédito: Louise Bourgeois Trust/Divulgação Obra "Couple IV", de 1997, da artista francesa Louise Bourgeois, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake
Obra "Couple IV", de 1997, da artista francesa Louise Bourgeois, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake

Ao sair da exposição (e da mente de Louise), porém, temos a nítida sensação que pouco se deixou ver e que quase nada sabemos dela.

Acesse o site Catraca Livre para saber informações sobre eventos gratuitos ou populares.

O Retorno do Desejo Proibido - Instituto Tomie Ohtake - av. Faria Lima, 201, Pinheiros, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2245-1900. Até 28/8. Ter. a dom.: 11h às 20h. Grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais