Vocalista do Dead Fish mostra seu roteiro vegetariano em São Paulo

Crédito: Luringa/Divulgação
Vocalista Rodrigo Lima (à frente), do grupo Dead Fish, conta onde costuma tomar café da manhã, almoçar ou jantar na capital paulista

Vegetariano desde os 17 anos, Rodrigo Lima, vocalista da banda capixaba Dead Fish, diz que até já tentou ser "vegan" uma vez, mas "deu errado" (adotar a filosofia consiste em boicotar qualquer produto de origem animal, alimentício ou não).

Em entrevista do Guia da Folha Online, o músico diz que não tem como provar que sua saúde é melhor do que alguém que come carne, mas ele nota as diferenças em seu dia a dia. "O que posso dizer é que, no tempo em que parei [de comer carnes], passei a ter uma disposição física muito maior, e chego aos 36 [anos] ainda me sentindo bem apto a fazer coisas que fazia com 18."

Mas será que a capital paulista é ideal para quem procura comer nestes lugares alternativos? "Sem dúvida, São Paulo é a cidade que mais oferece variedade no Brasil pra quem é vegetariano. Aqui você pode ficar uns dois meses comendo em [restaurantes] vegetarianos diferentes sem repetir nenhum", conta Rodrigo, que também compara a metrópole a outros locais do mundo: "Mas ainda gostaria que [São Paulo] se tornasse uma Berlim ou Londres, onde você está em pé de igualdade com os pessoas que comem carne no seu dia a dia. Vai acontecer, tenho certeza."

A pedido do Guia da Folha Online, Rodrigo conta onde costuma tomar café da manhã, almoçar e jantar na capital, e dá dicas dos itens imperdíveis dos cardápios --além de sugerir sessões promocionais em cinemas. "Tenho estado mais diurno nos últimos dois anos. Também, vivendo tanto tempo na região central, deu pra cansar um pouco da noite, e acho que muitos de meus hábitos mudaram por causa disso", conta o vocalista, que também faz uma crítica ao preços abusivos: "São Paulo se tornou ridiculamente mais cara à noite nos últimos anos."

Abaixo, veja as sugestões de Rodrigo, vocalista da banda Dead Fish, que já tem 18 anos de carreira e agora realiza a turnê do sexto disco de estúdio, chamado "Contra Todos". O próximo show em São Paulo será no Hangar 110 (região central), em 12 de dezembro.


Café da manhã

Padaria Frei
"Obviamente, pão na chapa com direito a escolher a quantidade de manteiga, queijo minas na chapa, mate gelado no verão e chá preto quente no inverno, tudo por um preço razoável e honesto. Os funcionários são boa gente e conversam sobre futebol, ótimo pra começar o dia."

Panificadora e Confeitaria Frei - r. Frei Caneca, 272, Cerqueira César, região oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3258-4455. Classificação etária: livre.

Frutaria Paulista
"Fica bem no finzinho da avenida Paulista. Quando quero tomar um suco de atemoia ou de cupuaçu vou lá. Os preços são razoáveis, nada de baratíssimo, mas valem pela qualidade das frutas. Recomendo o suco de cupuaçu ou o de graviola, que são 'brutais'. Tem também uns sanduíches "naturais", mas boa parte não é vegetariano, então nunca como. O atendimento nem é dos melhores, mas você pode muito bem ir lá pegar a ficha no caixa."
Informe-se sobre o local


Almoço

Vegacy
"Meu restaurante vegetariano preferido. M ais da metade das refeições que faço durante este horário é lá. Lembrando que ele é vegan, então não tem nem leite, queijo, nem ovo. Tem lanches durante a tarde e o suco de açaí mais gostoso e em conta que já tomei na vida. Recomendo o burger de tofu defumado com qualquer suco. Nas noites, sempre tem um jantar com um prato definido por eles."
Informe-se sobre o local

Jardim de Napoli
"A unidade da rua Doutor Martinico Prado, 463, é pra mim a cantina mais gostosa da região. Definitivamente não é barata pra membros da classe trabalhadora como nós todos, mas vale a pena ir com a namorada, mulher ou amante. Ambiente legal, atendimento de primeira e massas de primeiríssima."
Informe-se sobre o local

Mama Leila
"Pra não dizer que não me locomovo do centro, este é um árabe que gosto muito e vou de vez em quando. Almoço por preços 'zona oeste', nada estupidamente caro e sempre maravilhoso."
Informe-se sobre o local


À tarde ou a qualquer hora do dia

Mate por Favor
"Fica bem em frente ao Cine Unibanco na rua Augusta (r. Augusta, 1.470 e 1.475, Consolação, região central, São Paulo, SP). A qualquer hora, mate com qualquer fruta que quiser, salgadinhos gostosos e doces alucinantes, sempre um bom papo com a 'rapeize'."

Sorveteria Soroko
"A melhor sorveteria 'vegan' do mundo, tem o melhor açaí que já tomei na vida --pode apostar que é; porque quando vou, tomo açaí, e só perde pro 'de verdade', do Ver o Peso, em Belém, mas mais por uma questão de tradição que por qualquer outra coisa. Peça com maçã desidratada em vez de granola que vai ser uma experiência transcendental."
Informe-se sobre o local


Jantar

Pizzaria Nova Zi
"A pizzaria mais subestimada da cidade, nunca está cheia, mas deveria. Não tem muitas opções vegetarianas, mas a mussarela já vale qualquer rolê pra quem é lactovegetariano. Se quiser ousar mais, peça a de portuguesa com palmito no lugar do presunto. Preços bons para pizzas de verdade, é impossivel pagar menos de R$ 15 numa pizza boa daqui. Garçons deliciosamente mal-humorados e rabugentos, é lindo vê-los brigando com as pessoas que pedem pizza doce (detalhe: recentemente entrou uma no cardápio, para desespero deles). Virei amigo de todos eles e sou sempre muito bem atendido com as cascas... hahaha!"

Nova Zi - r. Fernando de Albuquerque, 270, Consolação, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3255-0503. Classificação etária: livre.

Pizzaria Speranza
"Vou à da rua 13 de Maio, 1.004. Esta aí é, obviamente, a mais citada e mais brutal pizza da cidade, boa de ir com os amigos bater papo e beber cerveja ou vinho."
Informe-se sobre o local


Cines

"Sempre às segundas no HSBC Belas Artes, terças no Bombril, e quintas no Unibanco Arteplex, dias promocionais e bem baratos. O cinema está virando, de novo, coisa de gente rica e branca. Querem nos privar até disso."

Leia mais em Guloseimas

Leia mais no Guia da Folha

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais