Todo dia é Dia do Rock em São Paulo

Crédito: Divulgação

Não é preciso muito esforço para encontrar points de roqueiros em São Paulo. Dos "headbangers" aos topetudos do rockabilly, dos "toca-Raul" aos indies coloridos, todos os fãs de rock têm onde se divertir em São Paulo.

Oficialmente comemorado no mundo inteiro em 13 de julho, o Dia do Rock nasceu em 1985 com o Live Aid, festival que teve shows simultâneos na Inglaterra e nos Estados Unidos em prol da Etiópia. No line-up --que também reuniu artistas de outras vertentes musicais-- estavam nomes como Elvis Costello, Freddie Mercury, Led Zeppelin, The Who, Paul McCartney, Black Sabbath, The Beach Boys, David Bowie, The Pretenders, Kool and The Gang.

Muitos afirmam que o rock morreu, mas ele está bem vivo na noite paulistana. Veja o roteiro que o Guia da Folha Online preparou para a semana do rock em São Paulo:

Sintonia do Rock
Onde: CCSP (Centro Cultural São Paulo)
Quando: sexta-feira (17, às 18h), sábado (18, às 19h) e domingo (19, às 19h)
O projeto, que acontece todo ano no mês de julho, promove shows com bandas nacionais. A primeira a se apresentar é o Arco Duo, com seu space rock futurista (R$ 1). Na noite seguinte, a Sudaca leva ao palco sonoridades modernas, com influências do hip hop, funk e reggae dos anos 1970 (R$12). No domingo (19), a Tutti-Frutti --banda com a qual Rita Lee gravou cinco discos após sua saída d'Os Mutantes-- relembra repertório de todas as fases. No dia 17, ao meio-dia, acontece também o show do Crazy Legs, tradicional banda de rockabilly. A apresentação faz parte da série Show Ao Meio-Dia.
Informe-se sobre o evento

Invasão Capixaba
Onde: Livraria da Esquina
Quando: quarta-feira (15), às 21h
Na semana do rock, a festa promovida pela agência Alavanca com o coletivo Omelete Marginal é uma oportunidade para conhecer o trabalho de artistas da nova cena musical de Vitória, no Espírito Santo. Das cinco atrações, duas mostram um rock misturado: Gustavo Macaco, com folk rock e blues, e Casaca, com um pop rock regional cheio de africanidades. O destaque da noite é André Paste, 18 anos, que faz mashup com pop e da MPB com funk carioca.
Informe-se sobre o evento

Bares, clubes e festas

A Torre
Eletrônica de todo tipo, hits pop de várias épocas, hip hop e vertentes, black music e rock indie fazem parte do variado set list da casa.
Informe-se sobre o local

Blackmore Rock Bar
Como o nome sugere, a casa privilegia uma programação musical recheada de shows de bandas que fazem covers dos clássicos do rock dos anos 70 como Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple.
Informe-se sobre o local

Café Elétrico Bar
O bar está instalado num casarão de 1926, com mesas distribuídas em seu interior e também no quintal. O rock está presente na trilha musical, no cardápio e nas paredes decoradas com quadros de artistas. As sugestões de petiscos também levam nomes de bandas e músicos. Os rótulos de cervejas incluem Baden Baden, Guinness e Backer, entre outras. A casa faz jus ao nome e serve café expresso da marca Illy.
Informe-se sobre o local

Fofinho Rock Club
Há 30 anos na região leste, a tradicional casa ficou conhecida pelo hard rock e heavy metal. Na eclética programação, ainda há espaço para a MPB e o forró, às quintas e aos domingos, respectivamente.
Informe-se sobre o local

Funhouse
O clube, por ser pequeno, lota rapidamente de modernos e roqueiros alternativos. Para quem não curte dançar, a dica é ficar jogado nos sofás do andar superior, onde há uma juke-box. Tchello, Vanessa Porto, Rodrigo Zeni, Lê Ricci e Cremogema são alguns dos DJs residentes que comandam as noites.
Informe-se sobre o local

Garagera
As quintas-feiras do CB Bar, que já foram do projeto Criolina de música negra e étnica mundial, agora são da Garagera. Com discotecagem de Luis Tissot e Marco Butcher, a festa mantém o foco da casa --o rock underground. Pôsteres e quadros de diversos artistas independentes enfeitam as paredes do clube, que também recebe uma banda semanalmente. www.cbbar.com.br
Informe-se sobre o local

Hangar 110
A casa já sediou shows de históricas bandas do punk e hardcore mundial, como The Varukers, The Exploited e G.B.H. (UK), Stiff Little Finger (Irlanda), Agnostic Front (USA), entre outras. Aposta também na força do hardcore e punk nacional.
Informe-se sobre o local

Led Slay
Jovens e veteranos fãs de rock frequentam a casa que funciona desde 1972. Na programação, destaca-se a noite de sábado, quando acontece o Hard Rock Night, com diversas bandas realizando covers de grupos como Guns N' Roses, Alice Cooper, Van Halen e Bon Jovi, entre outros.
Informe-se sobre o local

Morrison Rock Bar
Reduto tradicional do rock na Vila Madalena, o bar oferece música ao vivo quase todas as noites. No espaço, já se apresentou a banda Just Beatles --que toca covers do quarteto de Liverpool.
Informe-se sobre o local

Manifesto - El Templo Del Rock
Três sócios argentinos tocam o bar, que desde 1994 recebe fãs de rock pesado para apresentações de rock, hard rock e heavy metal, de quarta a domingo.
Informe-se sobre o local

Neu Club
Noites embaladas por rock, indie, eletrônica, música brasileira alternativa às quintas-feiras e matinês aos domingos atraem o mesmo público frequentador do clube Milo. É vetado fumar na pista de dança, mas em compensação a casa oferece uma área livre com cadeiras de praia para quem quiser fazer fumaça.
Informe-se sobre o local

Praga
A inspiração tem veia comunista: paredes vermelhas, um clima desarrumado e tapetes com jeito de brechó decorando a sala. Novidades do rock alternativo e clássicos de diversas décadas compõem os sets dos DJs da casa.
Informe-se sobre o local

Leia mais em Noite

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais