Casas noturnas criam pulseiras para fumantes e reforçam segurança

Crédito: Divulgação

Depois do alvoroço da lei seca, chega a São Paulo a Lei nº 13.541, mais conhecida como a lei antifumo. Pulseiras para identificar fumantes, placas por todos os cantos e equipe de segurança reforçada são algumas das medidas que casas noturnas paulistanas têm tomado para cumprir a nova norma. Se você costuma fumar na pista de dança, esqueça --a partir do primeiro minuto desta sexta-feira, 7 de agosto, será proibido fumar em ambientes fechados de uso coletivo em todo o Estado de São Paulo.

O Vegas, uma das casas noturnas mais frequentadas do "baixo Augusta", já se adequou à lei. Na entrada, os fumantes são identificados com pulseiras. "Durante a noite, liberamos grupos de 15 pessoas para fumar lá fora", conta Facundo Guerra, proprietário do club. "O público tem respeitado, ninguém acende cigarro lá dentro e a saída tem sido tranquila", completa.

Para sair, tem que pagar

Renato Ratier, DJ e proprietário do D-Edge, uma das referências em música eletrônica no Brasil, também preparou a casa para a lei: distribuiu 22 placas pelos acessos do club, informando a proibição do cigarro e as novas regras. Na entrada, a revista recolhe os cigarros e os devolve somente na saída. "Quem quiser fumar poderá colocar a pulseira e sair, mas antes tem que pagar a comanda. Quando acabar, é só pegar outra e entrar", explica Ratier. "Decidi tomar essa medida para evitar tumulto, é muita gente querendo sair o tempo todo", justifica. A equipe de seguranças da casa também foi reforçada: quem for pego fumando ou tentando será advertido oralmente. Caso insista, será convidado a se retirar e não poderá voltar ao club tão logo. "A multa é alta e podemos, inclusive, chamar a polícia se o cliente não obedecer às regras."

As tais pulseiras também foram a solução encontrada pelo Club A para lidar com os fumantes. Mas, quem quiser tê-la, vai ter que comprar na entrada: cada uma custa R$ 10. Esta também é a condição para entrar com cigarros no estabelecimento. A pessoa que adquirir a pulseira poderá entrar e sair quantas vezes quiser, mas não estará livre da revista. Quem for pego fumando será retirado e não poderá entrar novamente na mesma noite.

Os fumantes que desacatarem a lei não serão punidos financeiramente. A casa assume a responsabilidade e a multa inicial é de R$ 792,50. O governo do Estado colocará, a partir desta sexta-feira, 500 agentes nas ruas para fiscalizar os estabelecimentos.

Ninguém fuma, ninguém sai

Na região norte da capital paulista, a Cervejaria Papagaio Vintém não permite a saída de pessoas para fumar. Somente quem estiver em seu anexo, o Villa Vintém Bar & Grill, pode ficar na calçada enquanto fuma. A partir desta quinta-feira (6), 34 garçons, funcionários da copa e caixas vestirão uma camiseta com a logomarca oficial da lei antifumo. Já foram recolhidos mais de 200 cinzeiros nas duas casas.

Não pode fumar
- no interior de bares
- boates
- restaurantes
- escolas
- museus
- casas de shows
- açougues
- padarias
- farmácias e drogarias
- supermercados
- shoppings
- repartições públicas
- hospitais
- táxis
- em áreas comuns de condomínios e hotéis

Pode fumar
- em casa
- em áreas ao ar livre
- estádios de futebol
- vias públicas
- tabacarias
- cultos religiosos, caso fumar faça parte do ritual
- quartos de hotel e pousada, desde que ocupados por hóspedes

Leia mais em Noite

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais