Quer se sentir no interior? "Guia" sugere roteiro "caipira" em SP

Aproveitando os cem anos de nascimento do ator e cineasta Amácio Mazzaropi, completados em abril, o "Guia" reuniu atrações em São Paulo (ou não muito longe da capital) que lembram o interior. Afinal, é possível sim encontrar um pouco de sossego no meio da metrópole.


PRA GENTE MIÚDA

Crédito: Lucas Lima/Folhapress

Bichomania
Arborismo, tirolesa, labirinto de cedros, passeio de charrete, casa do caboclo e ordenha de vaca são algumas das atrações que as crianças podem aproveitar. Para recarregar as energias, é servido um chá da tarde preparado no fogão à lenha como cortesia.
Informe-se sobre o evento

Fazendinha Estação Natureza
Na extensa área verde no bairro de Santo Amaro, os pequenos passeiam de pônei, plantam na horta, aprendem a ordenhar e até a fazer pão. O passeio em família pode incluir um almoço caseiro em um grande salão.
Informe-se sobre o evento

Passeio de Pônei no Jockey Club
Todos os fins de semana, das 14h às 18h, monitores do Jockey Club acompanham as crianças nos pôneis Tonico e Fofinha em extensa área verde. Os maiores podem ser divertir cavalgando na égua Chuva.
Informe-se sobre o evento


PRA COLOCAR O PÉ NA GRAMA

Jardim Botânico
O vizinho do Jardim Zoológico tem uma das mais belas áreas verdes da cidade e é ideal para piqueniques. Em seus 360 mil metros quadrados, há lagos repletos de plantas aquáticas e estufas de flores. Uma trilha suspensa com um percurso de 40 minutos leva às nascentes do rio Ipiranga. Algumas árvores de palmito juçara, espécie em extinção, podem ser vistas pelo trajeto de fácil acesso.
Informe-se sobre o evento

Parque da Água Branca
O simpático espaço tem jeito de fazenda, com galinhas e pintinhos soltos em suas ruelas, fontes de água potável e um agradável espaço de leitura. Rodas de viola animam os fins de semana. Nas manhãs de terça, sábado e domingo, das 7h ao meio-dia, uma caprichada feira de produtos orgânicos é montada dentro do parque. Nos mesmos dias, a feira oferece um famoso café da manhã com produtos livres de agrotóxicos.
Informe-se sobre o evento

Parque Estadual da Cantareira
Um dos poucos lugares onde ainda é possível ver animais em extinção, como o bugio e a jaguatirica, o gigante parque (são quase 8 mil hectares a percorrer) tem uma das maiores áreas do mundo de mata tropical dentro de uma região metropolitana. Além das diversas trilhas que os quatro núcleos oferecem, a do Engordador conta com cachoeiras pelo caminho, onde é possível tomar banho.
Informe-se sobre o evento

Pesqueiro e Pousada Maeda
Conhecido por alguns por ter abrigado o festival SWU em 2010, o pesqueiro conta com 22 tanques e ampla diversidade de peixes. Tilápia, carpa, pacu, pintado, dourado e cachara podem ser levados para casa; os peixes são cobrados por quilo. O complexo também oferece teleférico, passeio no jardim japonês, tirolesa e pista de kart.
Informe-se sobre o evento

Pesqueiro Matsumura
Localizado em Interlagos, o pesqueiro abriga cinco lagos e peixes como pacu, matrinchã, traíra e piracanjuba. As crianças podem se divertir no playground durante a pescaria dos pais.
Informe-se sobre o evento

Zôo Safari
Um pedaço da Mata Atlântica em plena zona sul de São Paulo. Ao adentrar no local de carro ou de van, dá para ver os animais mais tranquilos, como lhamas e bisões, andando livremente pelo parque. Lá também é possível comprar ração e os bichinhos vêm correndo para comer na sua mão.
Informe-se sobre o evento


A GRANEL

Feira Municipal de Agricultura Limpa
Localizada no parque Burle Marx -cujos espaços visam aproximar a população da natureza- a feira conta com seis espaços em que alimentos agroecólogicos são vendidos diretamente do produtor do município com preços acessíveis.
Informe-se sobre o evento

Feira de Produtos Biodinâmicos e Orgânicos
Em busca de ingredientes para preparar delícias como bolinho de mandioca e feijão tropeiro, a feira que conta com alimentos sem agrotóxicos, herbicidas, sementes transgênicas, hormônios ou antibióticos, montada às quintas em Santo Amaro, é uma ótima opção.
Informe-se sobre o evento

Zona Cerealista
Próxima à estação D. Pedro 2º do metrô, a zona cerealista é composta por dezenas de armazéns que vendem grãos, temperos e diversos tipos de farinha a granel. Andar pelas lojas da região é um passeio por cheiros e texturas. Alguns dos estabelecimentos mais conhecidos são Cerealista Helena, Tio Ali, Armazém Lutecia e
Mercantil Santa Paula.

Zona Cerealista - r. Santa Rosa, av. Mercúrio, r. da Alfândega e arredores, Brás, zona leste.

Crédito: Patricia Araújo/Folhapress Armazém Tio Ali é um dos estabelecimentos que oferece produtos a granel na zona cerealista
Armazém Tio Ali é um dos estabelecimentos que oferece produtos a granel na zona cerealista


VALE A VIAGEM

Expresso Turístico
A bordo de uma charmosa locomotiva da década de 1950, totalmente reformada, a viagem dura cerca de 1h30 e segue pela estrada de ferro implantada em 1867, a primeira ferrovia de São Paulo. Monitores do Expresso Turístico fornecem informações históricas sobre a ferrovia.
Informe-se sobre o evento

Roteiro Caipira
Um pacote que agrega o interior, a vivência rural, a cultura e o humor caipiras. Os grupos saem da Fábrica São Luiz, em Itu, acompanhados pelo caipira Timóteo, um contador de causos. As fazendas visitadas variam de acordo com o dia e perfil do grupo. Os passeios oferecem almoço e aperitivos caipiras.
Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais