Bienal do Livro oferece programação com música, cinema, dança e teatro

Esperando receber 700 mil visitantes em dez dias de evento, a Bienal do Livro abre as portas nesta sexta (22). São 300 expositores, com livros de 70 países exibidos ao longo do pavilhão de exposições do Anhembi.

A programação conta com apresentações de teatro, cinema, shows, palestras e cursos. "A ideia é atingir todos os públicos", explica Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro, organização responsável pelo evento. "E mostrar que a leitura não é só por obrigação, que o prazer de ler pode ser encontrando em todas as culturas".

Dividida em seis setores e duas praças, pertencentes ao BiblioSesc, a Bienal tem atividades para todos. Há contação de história para as crianças, no Espaço Imaginário; palestras e bate-papo com best-sellers, na Arena Cultural; e até uma cozinha experimental (com direito a degustação de quitutes), no espaço Cozinhando com Palavras.

Quem trabalha com produção e venda de livros poderá fazer cursos na Escola do Livro. E quem procura diversão vai assistir shows e peças no Anfiteatro.

Como é de praxe nas edições, autores internacionais marcam presença -a exemplo dos norte-americanos Harlan Coben e Cassandra Clare. E ícones do Brasil, como Mauricio de Sousa e Ziraldo, conversam e distribuem autógrafos a fãs de diferentes gerações.

Para facilitar a sua visita, o "Guia" separou 27 atrações. Confira e boa leitura!

Informe-se sobre o evento


ANFITEATRO
Com capacidade para 160 pessoas, o local vai abrigar 44 espetáculos de teatro, música (veja na arte ao lado), dança, circo e cinema. Retirar ingressos 30 minutos antes de cada evento

L700, alameda L

Tetê Espíndola
Com seu timbre de voz incomum, a cantora de "Escrito nas Estrelas" apresenta músicas que vão do experimentalismo ao cancioneiro popular.

Seg. (25): 14h

Hoje eu Quero Voltar Sozinho
O filme conta a história de Leonardo, um garoto cego que descobre a paixão ao conhecer Gabriel, seu novo colega de classe.

Seg. (25): 16h

A Hora Errada
A peça do romancista Lourenço Mutarelli aborda questões de consciência. Em um mundo dominado pela ditadura, Horácio recebe uma proposta de emprego tentadora, mas que exige que ele deixe seus
valores de lado.

Dom. (31): 20h


ARENA CULTURAL
Neste espaço do evento, 32 convidados -entre autores nacionais e internacionais- conversam com o público que visita a Bienal. O local também recebe encontro de fãs de escritores

H201, alameda H

Os Mistérios da Ficção Policial
O escritor americano Harlan Coben, que teve o romance "Não Conte para Ninguém" transformado em filme homônimo, fala sobre o sucesso desse tipo de romance entre o público.

Sáb. (23): 10h30

Universo Fantástico da Leitura
Autora da série literária "Instrumentos Mortais", com 26 milhões de obras vendidas, a escritora norte-americana Cassandra Clare conversa com os fãs sobre sua carreira e sobre o universo fantástico dos livros.

Sáb. (23): 14h / Dom. (24): 14h

Bate-papo com Sally Gardner
A autora inglesa que já vendeu mais de dois milhões de livros vai conversar com o público sobre a narrativa inusitada de suas histórias. No Brasil, Gardner lançou recentemente o livro "Lua de Larvas".

Sáb. (30): 15h

Os Quadrinhos na Formação dos Leitores
Celebrando os 50 anos da criação dos quadrinhos da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa faz uma palestra em homenagem à sua principal personagem.

Sáb. (30): 18h


COZINHANDO COM PALAVRAS
Com curadoria de André Boccato, o espaço é destinado a reunir chefs renomados para aulas e palestras que mesclam gastronomia e literatura

N500, alameda N

Mocotó
O premiado chef Rodrigo Oliveira, que comanda as cozinhas dos restaurantes Mocotó e Esquina Mocotó, fala sobre sua trajetória na gastronomia.

Sáb. (23): 17h

Por uma Vida Mais Doce
Formada na pâtisserie francesa École Lenôtre, Danielle Noce divide com o público sua experiência como confeiteira.

Ter. (26): 11h

Cozinha de Saudade da Avó
Autor de 12 títulos de culinária e gastronomia, entre os quais estão os livros "Torta da Avó", "Bolo da Avó" e "Pudim da Avó", o chef André Boccato fala sobre suas receitas cheias de lembranças.

Sex. (29): 14h


ESCOLA DO LIVRO
O espaço oferece cursos, palestras e workshops com o objetivo de qualificar profissionais que trabalham na criação, produção e venda de livros. São 49 convidados. Necessário retirar senha 30 minutos antes de cada evento

N298, alameda N

Empreendedorismo na Era Digital
A palestra será ministrada por Bel Pesce, empreendedora e fundadora da FazINOVA.

Ter. (26): 14h

Tecnologias Educacionais a Favor do Aprendizado
Claudio Sassaki, fundador da start-up Geekie Games, ministra a palestra.

Ter. (26): 16h30

Espaço Imaginário
O local apresenta mais de cem atrações voltadas para crianças. Necessário retirar senhas 30 minutos antes das atividades

F500, alameda F

Luke Ross
O artista trabalha com quadrinhos desde 1990 e é conhecido por seus desenhos em "Espetacular Homem-Aranha", da Marvel. Na Bienal, conversa com o público.
p(tagline).Qua. (27): 16h

Eva Furnari
A escritora, que já ganhou o prêmio Jabuti de melhor ilustração, participa de um bate-papo com leitores.

Qui. (28): 17h


PRAÇA DE HISTÓRIAS
Praça dedicada ao mundo das narrativas e contação de histórias

C800, alameda C

Villa-Lobos das Crianças
O espetáculo reúne cantigas do folclore brasileiro recuperadas por Heitor Villa-Lobos.

Dom. (24): 12h / Qui. (28): 12h

A Bicharada dos Grimm
Com trava-línguas, adivinhas e canções, Lili Flor e Paulo Pixu, que pesquisam o universo infantil e atuam com arte-educação, narram os contos de fadas e de bichos dos irmãos Grimm.

Dom. (31): 11h


PRAÇA DAS PALAVRAS
O espaço é dedicado à palavra escrita e busca resgatar o prazer de ler uma boa narrativa

G928, alameda G

Ellen Oléria
Dentro da programação "Clássicos da Periferia", em que representantes da linguagem musical da periferia revisitam clássicos da literatura, Ellen Oléria -que ficou conhecida após ganhar o programa The Voice Brasil, da Rede Globo- interpreta o romance "Vidas Secas", de Graciliano Ramos.

Sáb. (23): 19h

Rappin Hood
Antônio Luiz Júnior -o rapper Rappin Hood- vai recriar, com sua própria linguagem, o clássico da filosofia "O Príncipe", de Nicolau Maquiavel. O evento também faz parte da programação "Clássicos da Periferia".

Ter. (28): 19h

Ogi
Rodrigo Hayashi, conhecido como Ogi, é rapper, pichador e integrante do grupo de hip-hop Contrafluxo. Na Bienal do Livro, o artista recria "A Revolução dos Bichos", de George Orwell.

Qua. (27): 19h


SALÃO DE IDEIAS
O espaço conta com 34 mesas de discussões. É o local que reúne autores e pensadores para debater sobre temas de relevância social e cultural. Para participar, é necessário retirar ingressos com 30 minutos de antecedência na bilheteria

L298, alameda L

Quase Romance, Quase Memória
Para falar dos limites entre o que foi vivido e o que foi inventado, a mesa de discussão reúne os escritores e jornalistas Carlos Heitor Cony, Heloísa Seixas e Ruy Castro.

Dom. (24): 16h

Ironia Fundamental
Os colunistas da Folha Antonio Prata, Gregório Duvivier e Xico Sá discutem os impasses interpretativos e a recepção das crônicas no cotidiano das pessoas. O debate terá como base uma crônica de Antonio Prata, escrita em primeira pessoa e que mostrava um personagem amargo e conservador —mas que não passava de ficção.

Ter. (26): 18h

A Copa Fora de Campo
Os colunistas da Folha Juca Kfouri e Paulo Vinícius Coelho, acompanhados do jornalista investigativo britânico Andrew Jennings e do pesquisador do Ipea Antônio Lassance, compõem a mesa que vai debater o impacto social e econômico que ocorre em países que recebem eventos esportivos internacionais de grande porte, como Copa do Mundo e Olimpíada.

Qui. (28): 20h

Primeiras Leituras para Todas as Crianças
Ao lado dos escritores Pedro Bandeira e Eva Furnari, Ziraldo -o pai do "Menino Maluquinho"- participa de uma mesa em que o tema é a produção literária voltada ao público infantojuvenil. A conversa será mediada por João Luís Ceccantini, professor de literatura da Unesp e especialista na obra de Monteiro Lobato.

Qui. (28): 14h


MÚSICA NA BIENAL

Zeca Baleiro
Durante a apresentação, o cantor e compositor lerá textos de Hilda Hilst e de Nelson Rodrigues.

Anfiteatro, L700, alameda L. Sáb. (23): 17h

Hermeto Pascoal
O músico poli-instumentista explora instrumentos inusitados no show, como um copo de água.

Anfiteatro, L700, alameda L. Sáb. (23): 20h

Zélia Duncan
A artista mostra o repertório de seu álbum "Zélia Duncan Canta Itamar Assumpção".

Anfiteatro, L700, alameda L. Qua. (27): 17h

Emicida
Expoente da nova geração do hip-hop, o rapper apresenta o projeto "A Canção do Universo".

Anfiteatro, L700, alameda L. Qui. (28): 14h

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais