Graciliano Ramos: exposição reúne fotos e documentos do escritor no MIS

A partir desta terça (16), o Museu da Imagem e do Som (MIS) recebe a exposição "Conversas de Graciliano Ramos". Com curadoria da produtora cultural Selma Caetano, o evento reúne onze vídeos que descrevem períodos marcantes da vida do escritor.

As filmagens revelam conversas de Ramos com amigos, como o artista plástico Cândido Portinari, e com jornalistas nacionais e do exterior. A mostra também apresenta documentos que contam um pouco da história de vida, da trajetória profissional e da militância política deste que foi um dos maiores autores da literatura brasileira.


Quem visitar o espaço poderá conferir fotos, vídeos e objetos que pertenceram a Graciliano Ramos. Os itens fazem parte de duas casas alagoanas: o Museu Casa Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios; e o Arquivo Público do Estado de Alagoas, em Maceió. A família do escritor também cedeu parte do material.

Entre os documentos que compõem a exposição está um manuscrito de uma carta endereçada a Getúlio Vargas, escrita em 1937, quando Ramos saiu da prisão. Já na instalação cenográfica, que recria o ambiente em que ele escrevia, é possível conferir uma poltrona de descanso —recorrente em suas fotos—, uma máquina de escrever, tinta e canetas-tinteiro originais.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais