Feira de trocas usa o consumo consciente para renovar o guarda-roupa

Praticar o desapego, evitar o consumo desnecessário e renovar o guarda-roupa com peças "lindas, loucas e limpas", essa é a proposta do Trocaria, uma festa de trocas que acontece no domingo (30), durante a Virada Sustentável. Para entrar na folia, basta escolher alguns itens que você não usa mais e levar para o escambo.

Uma das co-fundadoras do movimento, a designer Maitê Hotoshi, conta que o Trocaria surgiu sem grandes pretensões, como um evento entre amigas, que acabou crescendo e virando uma feira. "Nossa intenção é disseminar o consumo colaborativo, pois acreditamos que, com o reuso, prolongamos o tempo de vida útil de cada peça, buscando alternativas de menor impacto para os recursos naturais," conta.


Para participar, basta fazer um cadastro e escolher 15 peças de roupa ou acessórios que estejam em bom estado.

No dia da feira, a equipe do Trocaria faz uma pré-seleção. O que estiver em bom estado vai para a arara, as que não passam pela curadoria, são encaminhadas para entidades assistenciais.

Na primeira edição da feira, no bar Pitico, na zona oeste, foram mais de 200 pessoas e mil peças trocadas durante uma tarde. A organização espera superar o sucesso do evento na Virada, que já conta mais de 800 pessoas cadastradas.

A Trocaria acontece no domingo (30), das 12h às 18h, no Centro Cultural São Paulo - Espaço Oficinas e recebe roupas até às 17h. A inscrição e participação no evento são gratuitas.

Trocaria - Centro Cultural São Paulo - r. Vergueiro, 1000, Paraíso, tel.: 3397-4002. Dom. (30): 12h. Grátis

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais