Virada Cultural promete megaevento em SP neste fim de semana

A quarta Virada Cultural acontece neste fim de semana (26 e 27), das 18h de sábado às 18h de domingo, e promete agitação por 24 horas ininterruptas em diversas regiões da capital paulista, com concentração no centro da cidade.

Para esta edição, o evento praticamente dobrou de tamanho. Serão 26 palcos --contra 13 do ano passado-- 24 deles, com programação nas 24 horas de evento. Na programação estão 5.000 artistas, em 800 atrações incluindo música, dança, teatro, circo, cinema e todo tipo de intervenção cultural. Museus e planetário estarão funcionando em horário especial.

Crédito: Divulgação
A 4ª edição da Virada Cultural acontece nos dias 26 e 27 de abril

Além do centro, o evento se estenderá pelas unidades do CEU e do Sesc espalhados pela cidade.

O palco principal, que nos outros anos foi montado na avenida São João, foi deslocado para a praça Júlio de Mesquita. Alguns dos artistas que se apresentarão no espaço são Gal Costa, Zé Ramalho, Os Mutantes, Jorge Ben Jor e Marcelo D2, além da cantora Cesaria Evora, atração que virá de Cabo Verde e apresentará uma variação do fado português.

Quatro novos palcos estarão na maratona para abranger todos os estilos musicais. Eles serão dedicados aos gêneros xote / reggae, música caipira, hip hop e black.

No Palco das Meninas, localizado na avenida Ipiranga com a rua Araújo, os destaques são as cantoras da moderna MPB Mariana Aydar, Bruna Caram e Marina de La Riva, além da vocalista do Pato Fu, Fernanda Takai.

O Teatro Municipal de São Paulo recebe artistas para releituras de discos históricos. Na programação estão Luiz Melodia, Pepeu Gomes, Jair Rodrigues e Fabiana Cozza, entre outros. Outra atração que merece destaque é a primeira exposição de estátuas vivas na cidade.

Multidão

A expectativa de público é superior a 3 milhões de visitantes --número de pessoas que passaram pelo evento em 2007. Para garantir a segurança do público estarão nas ruas mais de 100 brigadistas e 1.200 seguranças privados, além de policiais. Postos de policiamento, 2 km de grades, 30 ambulâncias e 350 banheiros públicos estarão a disposição dos visitantes.

O investimento da prefeitura na Virada Cultural deste ano foi de 6,8 milhões. "A cultura é nossa prioridade. Com relação à segurança, a cada ano o objetivo é utilizar a experiência do ano anterior para diminuir o número de problemas durante o evento", afirmou o prefeito Gilberto Kassab.

Para facilitar o transporte, o metrô e os trens da CPTM estarão funcionando 24 horas por dia. Rotas alternativas de trânsito serão montadas e os estabelecimentos comerciais ficarão abertos para garantir a alimentação dos visitantes.

A programação completa e outras informações sobre o evento estão disponíveis no site www.viradacultural.org.

Crédito: Divulgação

Leia mais

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais