Virada Cultural promove evento com 5.000 artistas em SP

A quarta Virada Cultural acontece neste fim de semana (26 e 27), das 18h de sábado às 18h de domingo, e promete agitação com cerca de 5.000 artistas por 24 horas ininterruptas em diversas regiões da capital paulista, com concentração no centro da cidade. Shows de música, recitais de piano, teatro, dança, exposições e mostras de cinema completam a programação.

Para esta edição, o evento praticamente dobrou de tamanho. Serão 26 palcos --contra 13 do ano passado-- 24 deles, com programação nas 24 horas de evento. Na programação estão 5.000 artistas, em 800 atrações incluindo música, dança, teatro, circo, cinema e todo tipo de intervenção cultural. Museus e planetário estarão funcionando em horário especial.

Crédito: Divulgação
A 4ª edição da Virada Cultural acontece nos dias 26 e 27 de abril

Além do centro, o evento se estenderá pelas unidades do CEU e do Sesc espalhados pela cidade.

Cantoras

O palco principal, que nos outros anos foi montado na avenida São João, foi deslocado para a praça Júlio de Mesquita. Gal Costa, Zé Ramalho, Os Mutantes, Jorge Ben Jor e Marcelo D2, além da cantora cabo verdiana Cesaria Evora apresentará uma variação do fado português.

Quatro novos palcos estarão na maratona para abranger todos os estilos musicais. Eles serão dedicados aos gêneros xote / reggae, música caipira, hip hop e black.

No Palco das Meninas, localizado na avenida Ipiranga com a rua Araújo, os destaques são as cantoras da moderna MPB como Mariana Aydar, Bruna Caram e Marina de La Riva, além da vocalista do Pato Fu, Fernanda Takai.

O Teatro Municipal de São Paulo recebe artistas para releituras de discos históricos. Na programação estão Luiz Melodia, Pepeu Gomes, Jair Rodrigues e Fabiana Cozza, entre outros. Outra atração que merece destaque é a primeira exposição de estátuas vivas na cidade.

Segurança e transporte

A expectativa de público é superior a 3 milhões de visitantes --número de pessoas que passaram pelo evento em 2007. Para garantir a segurança do público estarão nas ruas mais de 100 brigadistas e 1.200 seguranças privados, além de policiais. Postos de policiamento, 2 km de grades, 30 ambulâncias e 350 banheiros públicos estarão a disposição dos visitantes.

O investimento da prefeitura na Virada Cultural deste ano foi de 6,8 milhões. "A cultura é nossa prioridade. Com relação à segurança, a cada ano o objetivo é utilizar a experiência do ano anterior para diminuir o número de problemas durante o evento", afirmou o prefeito Gilberto Kassab.

Para facilitar o transporte, o metrô e os trens da CPTM estarão funcionando 24 horas por dia. Rotas alternativas de trânsito serão montadas e os estabelecimentos comerciais ficarão abertos para garantir a alimentação dos visitantes.

A programação completa e outras informações sobre o evento estão disponíveis no site www.viradacultural.org.

Crédito: Divulgação

Leia mais

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais