Festival Cara Irlanda foca no aumento do turismo brasileiro

Eventos de música, literatura, dança e culinária irlandesas estão espalhados pela cidade de São Paulo até o dia 27 deste mês na primeira edição do Festival Cara Irlanda, organizado pelo Instituto Brasil-Irlanda (Irish Institute).

A base principal do evento será a Livraria Cultura, localizada na avenida Paulista, que receberá palestras e workshops até o dia 23 de março. Todas as atividades, exceto as oferecidas pelos bares, são gratuitas e abertas ao público.

O lançamento oficial do festival aconteceu na noite desta terça (17) no teatro Eva Herz, na Livraria Cultura da Avenida Paulista, com a presença do embaixador da Irlanda no Brasil, Michael Hoey, além de membros do instituto. A data da abertura foi intencional -- em 17 de março é comemorado o Saint Patrick's Day (Dia de São Patrício) que corresponde ao santo padroeiro do país.

Turismo e Guiness

Segundo o embaixador Michael Hoey, o festival tem o objetivo de ampliar a conexão entre as culturas brasileira e irlandesa e o turismo intercultural, que ainda é pouco valorizado no Brasil.

"O Dia de Saint Patrick é a festa nacional da Irlanda, por isso o evento é importante para fazer os brasileiros e a população de São Paulo examinar um pouco mais a cultura irlandesa, sua literatura, música, dança, além da cerveja -- na Irlanda temos a Guiness", disse Hoey em tom bem humorado.

Hoey acentua que a Irlanda atrai milhares de brasileiros em busca de escolas de inglês ou de trabalho por ano, mas ainda não se mostra atraente como destino de férias ou de consumo.

"Há muitos brasileiros que fazem turismo em Londres, Paris, e como um voo de Paris à Irlanda dura apenas uma hora, estamos tentando atrair os turistas brasileiros a visitar o país. Dentre os sete mil brasileiros que vão para a Irlanda para estudar inglês, queremos atrair suas famílias para também visitar o país", afirma o embaixador.

2010

Para a presidente do Instituto Brasil-Irlanda, Maria Alice Ancona Lopez, o evento tem potencial para tornar-se anual e, consequentemente, ampliar os conhecimentos dos brasileiros sobre a cultura do país.

"A gente pretende fazer o festival anualmente, fazer com que entre no calendário de São Paulo; o de 2010 promete ser ainda mais bombástico", afirma Lopez.

A programação completa do evento pode ser consultada no site www.irishinstitute.com.br

Leia mais

Especial

Livraria

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais