Agenda cultural destaca filmes, peças e bares com bom chope em SP

Neste primeiro dia de abril aproveite para começar o mês usufruindo do que São Paulo oferece de melhor em termos culturais. Abaixo, o Guia selecionou os mais importantes filmes e peças em cartaz na cidade, além de shows e concertos que acontecem nesta quarta-feira (1º). Entre um programa e outro, conheça também bares onde o chope é muito bem tirado. Divirta-se!

Cinema

Crédito: Divulgação

"Anabazys" (Brasil, 2008)
Direção: Joel Pizzini e Paloma Rocha. 99 min.
Não recomendado para menores de 14 anos.
Codirigido pela filha de Glauber Rocha, o documentário recria a memória em torno da produção de "A Idade da Terra" (1980).
Informe-se sobre o evento

"Che" ("Che: Part One", Espanha/EUA/França, 2008)
Direção: Steven Soderbergh. Com: Benicio del Toro, Catalina Sandino Moreno, Rodrigo Santoro e Demián Bichir. 126 min.
Não recomendado para menores de 12 anos.
Primeira parte do épico que segue a trajetória de Ernesto Che Guevara, médico argentino que se juntou a Fidel Castro na Revolução Cubana, o filme se concentra na batalha de 1956 contra as forças que governavam o país. Do mesmo diretor da trilogia "Onze Homens e um Segredo".
Informe-se sobre o evento

"Ele Não Está Tão a Fim de Você" ("He's Just Not That Into You", EUA/Alemanha/Holanda, 2009)
Direção: Ken Kwapis. Com: Ginnifer Goodwin, Scarlett Johansson, Jennifer Aniston e Jennifer Connelly. 129 min.
Não recomendado para menores de 14 anos.
Moça romântica fica frustrada quando sai com um jovem que não liga para ela no dia seguinte. Ela, então, conhece outro rapaz, que lhe ensina sobre o pensamento masculino.
Informe-se sobre o evento

"Passageiros" ("Passengers", Canadá/EUA, 2008).
Direção: Rodrigo Garcia. Com: Anne Hathaway, Patrick Wilson e Cléa duVall. 93 min.
Não recomendado para menores de 12 anos.
Psicóloga que trabalha com sobreviventes de um acidente aéreo decide investigar a tragédia. Enquanto isso, seus pacientes começam a desaparecer.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Divulgação

"Simplesmente Feliz" ("Happy-Go-Lucky", Reino Unido, 2008)
Direção: Mike Leigh. Com: Sally Hawkins, Alexis Zegerman e Eddie Marsan. 118 min.
Não recomendado para menores de 14 anos.
Mulher de 30 anos, sempre feliz e sorridente, decide tirar a carteira de motorista e se aproxima do instrutor, que tem a personalidade oposta. Do mesmo diretor de "O Segredo de Vera Drake" (2004).
Informe-se sobre o evento

Teatro

"Avenida Dropsie"
Texto: Will Eisner. Direção: Felipe Hirsch. Com: Guilherme Weber, Leonardo Medeiros, Magali Biff, Maureen Miranda e outros. 110 min.
Não recomendado para menores de 14 anos.
Criado em 2005, o espetáculo, que integra a mostra de 15 anos da Sutil Companhia de Teatro, é uma recriação do universo melancólico do quadrinista Will Eisner. Além da cenografia eloquente de Daniela Thomas, que chega a fazer chover em cena, a remontagem conserva grande parte do elenco original, que inclui Leonardo Medeiros e Guilherme Weber, e uma narração gravada por Gianfrancesco Guarnieri.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Edson Kumasaka/Divulgação

"Comunicação a uma Academia"
Texto: Franz Kafka. Direção: Roberto Alvim. Com: Juliana Galdino e Gê Viana. 60 min.
Não recomendado para menores de 16 anos.
Em mais um espetáculo da cia. Club Noir, a atriz Juliana Galdino vive um macaco que se transformou em humano. Na peça, baseada em conto de Franz Kafka, o primata relata para uma plateia de acadêmicos e estudiosos como gradativamente abandonou sua animalidade e passou a imitar os homens.
Informe-se sobre o evento

"Eldorado"
Dramaturgia : Santiago Serrano e Eduardo Okamoto. Direção: Marcelo Lazzaratto. Com: Eduardo Okamoto. 60 min.
Não recomendado para menores de 14 anos.
Resultado de uma pesquisa sobre rabequeiros e tradições caiçaras, a montagem retrata um cego que empreende uma viagem rumo ao eldorado. Na travessia solitária, sua única companheira de jornada é uma rabeca.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Divulgação

"O Encontro das Águas"
Texto: Sérgio Roveri. Direção: Luiz Valcazaras. Com: Bruno Lopes e Edgard Jordão. 60 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
Em cima de uma ponte, um homem que pensa em se suicidar encontra um desconhecido. Enquanto observam as águas do rio subirem, eles compartilham suas histórias.
Informe-se sobre o evento

"Soltando os Cachorros"
Texto: Hilda Hilst, Marisa Raja Gabaglia e Cassandra Rios. Roteiro: Rodrigo Murat. Direção: Angela Barros. Com: Lavínia Pannunzio, Letícia Teixeira e Lílian de Lima. 80 min. Não recomendado para menores de 16 anos. O espetáculo revisita a obra e a vida de três escritoras brasileiras: Hilda Hilst, Marisa Raja Gabaglia e Cassandra Rios.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Divulgação

Shows

O Lendário Chucrobillyman Monobanda Orchestra
A "banda de um homem só", projeto do curitibano Koti, lança o CD "The Chicken Album". As composições misturam humor, punk, blues, rock de garagem e rockabilly "trash".
Informe-se sobre o evento

Lucinha Lins e Rafael Vernet
A atriz e cantora Lucinha Lins, acompanhada pelo pianista Rafael Vernet, encerra o projeto A Mulher e o Piano, cantando hits da bossa nova e de Ivan Lins, Rita Lee e Edu Lobo, entre outros.
Informe-se sobre o evento

Toquinho
O cantor e compositor é o convidado deste mês no projeto Sala do Professor Buchanan's, apresentado por Daniel Daibem (rádio Eldorado). Sucessos como "Aquarela", "Tarde em Itapuã", "Que Maravilha" e "Samba de Orly" serão lembrados.
Informe-se sobre o evento

Noite

Crédito: Divulgação

Neu Club
Instalado em uma casa da década de 1940, tem uma extensa e agradável área ao ar livre e não permite cigarro na pista de dança. A programação traz, na quarta-feira (1º/4), reggae, jazz e afrobeats, que são o foco do projeto Joias.
Informe-se sobre o local

Concertos

Glauco Sölter
Todas as quartas-feiras de abril o Sesc Consolação (região central da cidade de São Paulo) será sede do projeto "Quartas Musicais", que traz instrumentistas de renome para o palco da unidade. A entrada é gratuita.

A série abre nesta quarta-feira (1º) com apresentação do compositor Glauco Sölter, às 19h30. O saxofonista e flautista Vinícius Dorim é convidado.
Informe-se sobre o evento

Bares

Crédito: Felipe Russo/Folha Imagem

Astor
O chope, uma das estrelas da casa, segue os mesmos preceitos de refrigeração do Original (dos mesmos proprietários), e é servido por garçons que rodam o salão com uma bandeja cheia de copos. Além do claro e do black, tem as versões paulista (claro, com colarinho escuro, que dá à bebida um tom avermelhado) e carioca (black, com colarinho claro).
Informe-se sobre o local

Bar do Juarez
Oferece o chope com um generoso colarinho (três dedos), um de seus trunfos. Mantido numa câmara refrigerada, é servido entre 0ºC e 1ºC. A casa tem duas chopeiras, uma para o claro (com uma torneira para o creme) e outra para o Black.
Informe-se sobre o local

Bar Léo
De sua chopeira branca, sai uma bebida na temperatura ideal. A caldereta é lavada com um sabão especial, importado da Alemanha, que não gruda no copo. O alto consumo, cerca de 2.000 chopes aos sábados, garante que a bebida esteja sempre fresca.
Informe-se sobre o local

Chopp do Miguel
A casa de acento alemão oferece um bom chope. A chopeira de duas torneiras (uma para o claro, outra para o escuro) tem um sistema de refrigeração elétrica, que garante uma bebida bem gelada, servida na tulipa (R$ 4,25, com 330 ml) ou na caneca (R$ 5, com 500 ml). À noite, quando o movimento aumenta, garçons passam com os chopes na bandeja.
Informe-se sobre o local

Filial
O chope, um dos melhores da região, sai da chopeira de três bicos (um para o claro, um para o creme e outro para o black) a 4ºC. O sistema de refrigeração passa por uma serpentina de 150 a 200 m. Como nos bares coirmãos, Genésio e Genial, os garçons circulam pelo salão com a bandeja carregada de calderetas.
Informe-se sobre o local

Leia mais sobre a editoria Passeios

Especial

LIVRARIA

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais