Projeto Encontros transforma estações de metrô em minicentros culturais

Foi lançado na última quinta-feira (2), na estação Santa Cecília do metrô (região central da capital paulista), o projeto Encontros, da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, que tem o objetivo de adequar as estações da cidade para promover atividades culturais e artísticas.

Crédito: Divulgação
Estação Santa Cecília foi a primeira a passar pelas alterações e sediar o projeto Encontros

A Santa Cecília, primeira de 15 estações que vão passar por mudanças, recebeu um espaço cultural e conta agora com biblioteca, revistaria, café/lounge, espaço para apresentações musicais e de poesia, além de estrutura para exposições temporárias, painéis para mostras permanentes e telão de cinema para exibição de curta-metragens.

Na área, ainda estão disponíveis telas de LCD, que prometem transmitir conteúdo cultural e informações de interesse da população. Nas paredes da estação, foram instalados painéis que contam a trajetória do bairro da Santa Cecília, da música e da literatura por meio de fotos, depoimentos e peculiaridades, além de personalidades da região.

A biblioteca, inaugurada em maio do último ano, foi reformada para se integrar ao novo espaço, dando continuidade ao programa Embarque na Leitura. O acervo da estação, que oferece também livros em braile, conta com mais de 2.500 exemplares e quase 2.000 sócios cadastrados.

"A ideia é implantar o projeto nas estações onde há espaço para as alterações. Queremos oferecer momentos de prazer, locais para as pessoas se reunirem e ao mesmo tempo terem acesso à história do bairro e a outras atrações", afirmou o secretário dos Transportes Metropolitanos José Luiz Portella, em entrevista exclusiva para a Folha Online.

Veja imagens da exposição.


Próximos

O projeto deve seguir para outras 15 estações, entre elas as ligadas a times de futebol: Palmeiras-Barra Funda, Corinthians-Itaquera, Santos-Imigrantes, Portuguesa-Tietê e a futura São Paulo-Butantã, que contarão com um memorial permanente sobre a trajetória dos respectivos clubes.

"Sem pretensão, a expectativa não é só de que as pessoas parem e olhem as alterações, mas de que tomem amor pelo espaço", concluiu Portella.

Estação Santa Cecília - largo Santa Cecília, s/nº, Santa Cecília, região central, São Paulo, SP.

Leia mais sobre a editoria Passeios

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais