Veja 20 sugestões de passeios para curtir o feriado prolongado em SP

O feriado prolongado e o clima ensolarado são belos motivos para aproveitar a programação cultural que a cidade oferece e ficar bem longe do sofá. O Guia preparou um roteiro com 20 sugestões de passeios para este sábado (11), que incluem desde restaurantes com menu especial para Páscoa, parques nas cinco regiões da cidade, shows de diferentes estilos musicais e filmes que estreiam nos cinemas.

Restaurantes tem menu especial para a Páscoa

Crédito: Divulgação

Brasil a Gosto
A casa da chef Ana Luiza Trajano aposta no pirarucu em seu menu de Páscoa. Apenas nos dias 11 e 12 de abril, a casa serve a "piracuiada", uma bacalhoada de pirarucu por R$ 72, juntamente com o Palmito pupunha desfiado, manga verde, tomate concasse, pesto de cheiro verde e crocante de queijo coalho. Para a sobremesa, a casa serve a trilogia de tortinhas de farinha de caju, com chocolate cremoso e doces brasileiros.
Informe-se sobre o local

Chácara Santa Cecília
A casa apresenta uma programação recheada de brincadeiras temáticas, com shows de coelhos malabaristas. No domingo, é servido o tradicional brunch de domingo, com sucos, frutas, leite, chocolate, pães, iogurte, chás, cereais, frios, queijos nobres, croissant recheado, ovos, salsichas nobres e torta. Também no domingo acontece uma oficiona de chocolate, onde as crianças preparam pirulitos em formato de coelho.
Informe-se sobre o local

Excelentíssimo Galeteria
A casa serve pratos clássicos como o bacalhau à Gomes de Sá, elaborado à base de lascas bacalhau, coradas, brócolis, pimentões, ovos e azeitonas verdes, que acompanha arroz branco, e receitas mais leves, como o filé de merlusa com brócolis e mandioquinha sotè.
Informe-se sobre o local

Na Cozinha
A casa vai oferecer menu com ênfase na cozinha brasileira. Para o domingo, as sugestões são bacalhau à moda do chef, o arroz caiçara com camarão, costelinha de porco e frango caipira. Para a sobremesa, a casa serve ovo de Páscoa recheado com mousse de chocolate e creme de cupuaçú.
Informe-se sobre o local

Zena Caffè
A casa preparou um cardápio especial para a Páscoa, com pratos da região da Ligúria, Norte da Itália, especialidade do restaurante. São receitas como o polpetonne de bacalhau e a focaccia de Nutella.
Informe-se sobre o local

Veja cinco parques localizados nas cinco regiões de São Paulo

Norte
O Horto Florestal é uma boa opção de passeio para a família inteira. Ocupa uma área de 174 hectares e oferece atrativos como pistas de cooper, trilhas para caminhadas, campos de futebol e locais para piquenique. O Palácio do Horto exibe, até fevereiro de 2009, a exposição "Gregório Gruber - Florestais", que reúne obras mostrando a região da Cantareira.
Informe-se sobre o local

Crédito: Alex Almeida/Folha Imagem

Sul
Idealizado pelo paisagista Roberto Burle Marx, o tranquilo parque Burle Marx de 138 mil m² conta com um belo conjunto artístico constituído por espelhos-d'água e jardim, além de ter um lago e 80% de mata nativa preservada. É proibido entrar com bicicletas, bolas, skates, patins e animais, e fazer piqueniques.
Informe-se sobre o local

Leste
O parque do Carmo é um dos maiores da capital, com 140 hectares de área verde. Em seu grande lago, vivem peixes e aves, como patos e garças. Os visitantes podem usufruir de ciclovias, pistas de cooper, um bosque de cerejeiras e do Museu do Meio Ambiente. É comum ver por ali gente descansando em redes amarradas nas árvores ou fazendo um churrasco com os amigos.
Informe-se sobre o local

Oeste
Única área verde relevante (120 mil m²) na região, o parque da Água Branca, criado em 1929, reúne atrações diversas como um aquário, um museu geológico, playground e parque de diversões, além de contar com animais como pavões, galos e cavalos circulando pelo local.
Informe-se sobre o local

Centro
O parque da Luz, inaugurado em 1825 (com o nome de Horto Botânico), é considerado o jardim público mais antigo da cidade. Guarda preciosidades, como grandes árvores centenárias, um coreto de 1911, um ponto de bondes e um lago em forma de cruz-de-malta. Também conta com um jardim de esculturas de artistas como Lasar Segall e Victor Brecheret.
Informe-se sobre o local

Shows

Crédito: Flavio Tsutsumi/Divulgação

Arranco de Varsóvia
O quinteto renova o samba com arranjos originais, e está lançando agora o álbum "Samba e Progresso". No repertório dos shows, que terão participação do veterano Nelson Sargento, estarão músicas de Cartola, Dorival Caymmi e Caetano Veloso, entre outros.
Informe-se sobre o evento

Baobá Stereo Club
A dupla de música instrumental contemporânea é a convidada do projeto Sábado sem Rótulo, e mostra suas composições jazzísticas e climáticas, nas quais notam-se influências de gêneros como o pós-rock, o choro e o tango, entre outros.
Informe-se sobre o evento

Devotos de Nossa Senhora Aparecida
Liderada pelo ex-VJ da MTV Thunderbird, a banda de rock apresenta composições próprias, presentes em seus dois álbuns, e covers de canções dos anos 1960.
Informe-se sobre o evento

Época de Ouro e Nó em Pingo D' Água
Criado em por Jacob do Bandolim em 1964, o grupo Época de Ouro recebe neste show o Nó em Pingo D'Água, também dedicado ao choro. O espetáculo faz parte da série Encontros.
Informe-se sobre o evento

Tato Fischer
Ex-pianista e tecladista do lendário grupo Secos & Molhados, Fischer apresenta aqui uma seleção de canções próprias e em parceria com integrantes do Clube Caiubi de Compositores.
Informe-se sobre o evento

Violeta de Outono
Com 23 anos de estrada e um som marcado por lirismo e psicodelia, o grupo incorpora influências de ingleses dos anos 1970, como Camel, Caravan e Soft Machine.
Informe-se sobre o evento

Cinema

"O Equilibrista" ("Man on Wire", EUA/Inglaterra, 2008)
Direção: James Marsh. 90 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Em 1974, o francês Phillippe Petit liderou um grupo na invasão ao World Trade Center, em Nova York. O objetivo era atravessar de uma torre para a outra sobre um cabo que ficaria preso entre as duas. Vencedor do Oscar de documentário neste ano.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Divulgação

"Fiel" (Idem, Brasil, 2009)
Direção: Andrea Pasquini. 92 min. Livre.
O documentário, que mostra a paixão incondicional da torcida corintiana, leva para as grandes telas a dor pelo fatídico 2 de dezembro de 2007 --quando o time caiu para a Série B do Campeonato Brasileiro-- e a alegria do 25 de outubro de 2008 --data do jogo que marcou o retorno do Corinthians à Série A do Brasileirão. O filme tem como roteiristas Marcelo Rubens Paiva e Serginho Groisman.
Informe-se sobre o evento

"Katyn" (Idem, Polônia, 2007)
Direção: Andrzej Wajda. Com: Maja Ostaszewska, Artur Zmijewski e Andrzej Chyra. 118 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Com o enfoque em quatro famílias polonesas, o diretor registra um episódio da Segunda Guerra, no qual a polícia secreta soviética matou milhares de prisioneiros de guerra da Polônia nas florestas de Katyn.
*Informe-se sobre o evento

"Presságio" ("Knowing", Austrália, 2009)
Direção: Alex Proyas. Com: Nicolas Cage, Chandler Canterbury e Rose Byrne. 121 min.
Não recomendado para menores de 12 anos.
Professor examina o conteúdo de uma cápsula do tempo feita em 1958 e, após confirmar que vários desastres foram previstos, conclui que o mundo pode acabar em uma semana.
Informe-se sobre o evento

Leia mais sobre a editoria Passeios

Especial

Conheça livros sobre São Paulo

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais