Agenda cultural desta terça mapeia atividades para crianças e adultos

Como metrópole que é, a capital paulista tem atividades culturais para crianças e adultos, que passam longe do óbvio. Para levar os pequenos, as novidades ficam por conta do parque itinerante Chocolônia, aberto no shopping Interlagos, com inspiração no chocolate, além da ciranda de esportes com artes, que estimula a coordenação dos pequenos, no Sesc Ipiranga.

Para os crescidos, o Guia selecionou os melhores shows da cidade, um roteiro com quatro sugestões de restaurantes especializados em pescados e cinco botequins daqueles bem tradicionais para fechar a noite desta terça. Veja abaixo e programe-se.

Criança

Crédito: Divulgação

Ciranda de Esportes com Artes
Por meio do trabalho lúdico das modalidades esportivas tradicionais (futsal, vôlei e basquete) e das modalidades diferenciadas (beisebol, badminton e peteca) a atividade tem por objetivo o desenvolvimento das habilidades e capacidades físico-motoras.
Informe-se sobre o local

Catavento
Também conhecido como museu da criança, o lugar segue os moldes de instituições que se dedicam a introduzir as crianças ao mundo do conhecimento, como o museu Papalote, no México, e ocupa o Palácio das Indústrias, antiga sede da Prefeitura (região central da cidade de São Paulo).
Informe-se sobre o evento

Chocolônia
O parque itinerante oferece, entre as atrações, a galeria do Chocolate, que abriga estátuas em tamanho natural e pergaminhos que contam a história do chocolate; o cinema, que exibe um curta-metragem em 3D; a Vila Chocolônia, com um rio de chocolate de 15 metros de comprimento e a loja de chocolate da Dona Dulce, ideal para levar uma lembrança do passeio para casa.
Informe-se sobre o local

Crédito: Eduardo Anizelli/Folha Imagem

Play Space
O colorido Play Space conta com uma área com piscina de bolinhas, camarim e muitos brinquedos. Aceita até 45 crianças de dois a 13 anos, que se divertem com 13 monitores.
Informe-se sobre o local

"Era uma Vez... Arte Conta Histórias do Mundo"
Com curadoria da pesquisadora Kátia Canton, a mostra propõe uma relação entre a arte e a literatura dos contos de fadas, por meio de ilustrações contemporâneas de artistas brasileiros, objetos e esculturas.
Informe-se sobre o evento

Livraria Kids Books
Os títulos --exclusivamente infanto-juvenis-- ficam expostos com as capas à mostra e são organizados por faixa etária. Há uma mesinha infantil e um banco colorido para leitura. Nos fins de semana, realiza eventos para as crianças.
Informe-se sobre o local

Shows

Alcione e Jorge Aragão
Os cantores, marcados por carreiras dedicadas ao samba e ao pagode, sobem juntos ao palco neste show único, no qual cantarão seus maiores sucessos.

Passatempo - r. Jerônimo da Veiga, 446, Jardim Europa, região oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3079-5054. 120 lugares. 90 min. Ter. (28): 22h30. Couv. art.: R$ 280. Cartões de crédito: American Express, Diners, Mastercard e Visa. Valet (R$ 15). Não recomendado para menores de 18 anos.

Crédito: Divulgação

Dan Nakagawa e Ney Matogrosso
O músico paulista Dan Nakagawa relembra canções de seu primeiro disco, "O Primeiro Círculo", e apresenta faixas que estarão em "O Oposto de Dizer Adeus". Ney Matogrosso, que em seu disco mais recente gravou "Um Pouco de Calor", composta por Dan, participa deste show.

Informe-se sobre o evento

Lívia Mattos
A jovem sanfoneira baiana, cujo primeiro trabalho terá produção de Oswaldinho do Acordeon, mostra composições autorais e de mestres como Dominguinhos, Hermeto Pascoal e Sivuca.

Informe-se sobre o evento

Marcos Valle
Expoente da bossa nova e autor de sucessos como "Eu Preciso Aprender a Ser Só" e "Samba de Verão", o músico é o convidado deste mês no projeto Sala do Professor Buchanan's, apresentado por Daniel Daibem.

Informe-se sobre o evento

Phusion
O segundo show do projeto, que celebra os oito anos do CCBB-SP e põe no mesmo palco músicos de estilos diferentes, traz o DJ Tahira tocando com o grupo instrumental Trio 3-63.

Informe-se sobre o evento

Cinco botequins

Crédito: Décio Badari/Divulgação

Bar Barão
Conhecido por servir um dos melhores chopes da cidade há mais de 30 anos, oferece pratos típicos alemães (como eisbein e kassler --joelho e bisteca de porco--, respectivamente), grelhados e petiscos como frios, queijos e bolinhos de bacalhau.
Informe-se sobre o local

Bar do Elias
Comandado por Sidney Souza, filho de Elias, o boteco traz fotos de atletas, como o ídolo palmeirense Ademir da Guia. No cardápio, oferece sugestões no réchaud, petiscos e o ótimo carpaccio da casa. Para beber, o chope Brahma divide espaço com boas opções de cerveja.
Informe-se sobre o local

Bar do Tavico
O nome homenageia o avô dos proprietários e a decoração é inspirada em Joanópolis. A atmosfera da cidade chega ao cardápio, que traz polenta com ragu de linguiça de Bragança e croquete de carne assada, além dos triviais bolinhos de arroz caseiros e de mandioca com carne-seca. As cervejas são o carro-chefe do local, com destaque para Devassa, Baden Baden e a catarinense Eisenbahn, tanto em garrafa como chope.
Informe-se sobre o local

Crédito: Divulgação

Elídio Bar
O bar não é só o mais tradicional da Mooca mas também um dos mais tradicionais da cidade. O caprichado e variado balcão de acepipes, com cerca de 120 tipos de petiscos, é outra marca registrada. Na frente dele, a parede forrada com dezenas de camisas e fotos antigas contam a história do futebol paulista. Além do bom chope, tirado de uma chopeira alemã, o bar serve o caju amigo, outro clássico de boteco.
Informe-se sobre o local

Pirajá
O bar inspirado nos botequins cariocas vai oferecer, até o próximo dia 30, um caldinho de galo de cortesia aos seus clientes para celebrar o dia de São Jorge, comemorado na quinta-feira passada (23). A receita foi compilada pelo compositor Moacyr Luz, cavaleiro de Jorge e padrinho da casa.
Informe-se sobre o local

Quatro restaurantes para comer pescados

Crédito: Divulgação

Amadeus
Uma das melhores casas especializadas em peixes e frutos do mar da cidade. Sóbrio e elegante, o restaurante recebe os clientes num terraço, onde serve ostras e mariscos produzidos em Santa Catarina, pelos próprios donos, a família Masano. Entre as receitas da chef Bella Masano, filha dos proprietários, estão os camarões grelhados com cinco azeites aromatizados, cogumelos e aspargos.
Informe-se sobre o local

Badejo
Uma das alternativas interessantes de cozinha capixaba na cidade. Casquinha de siri, moquecas variadas e bobó de camarão-rosa são preparados com ingredientes fornecidos pela família dos proprietários.
Informe-se sobre o local

Compagnia Marinara
Em um salão com uma bela vista, é especializado em comida mediterrânea baseada nos pescados. Há massas, como o ravióli aberto com frutos do mar, e peixes grelhados.
Informe-se sobre o local

Crab
Esse tradicional restaurante de frutos do mar dispõe de mesas ao ar livre e oferece patas de caranguejo de várias origens. Entre elas, as do Nordeste e as do sul do Brasil, que são acompanhadas por molhos de manteiga e de shoyu com gergelim, vinagrete de alho-poró e suco de limão. Há também diversos pratos com peixes. Toda semana há uma surpresa diferente no cardápio.
Informe-se sobre o local

Leia mais em Passeios

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais