Diversidade marca 9ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba

Crédito: Juan Francisco Moreno/Efe
Toquinho faz show no primeiro dia do Festival de Inverno de Paranapiacaba, neste sábado

Apesar de a 9ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba, em Santo André (Grande São Paulo), seguir na mesma linha que as anteriores e oferecer uma programação cheia de nomes já estabelecidos na MPB, a versão 2009 do festival abre espaço para saraus, espetáculos teatrais e terá espaço exclusivo para ciência.

As grandes atrações do primeiro dia do festival serão os shows do mineiro Lô Borges e do cantor e compositor Toquinho. Os shows acontecem das 15h às 18h, neste sábado (11). Todavia, o início das atividades acontece às 12h com o Sarau Renascentista. No primeiro dia do festival também se apresentam o Trio Raizz Brasil e o pianista e cantor Erineu Maranesi, no Clube União Lyra-Serrano (ULS).

Já o palco do Mercado se divide entre música e teatro; às 14h é encenada a peça "Molierès" e, às 17h, quem se apresenta é o grupo Joca 7 Cordas e Regional.

Para os pequenos, o destaque do primeiro dia do festival é o espetáculo de marionetes "Baú de Histórias", às 15h, no Espaço Criança.

Segundo os organizadores, a edição 2009 irá servir para consolidar ainda mais o festival. "Nós entendemos que Paranapiacaba não comporta mais público do que o festival recebe e, diante disso, entendemos que ele deve continuar na mesma linha, com shows de MPB, música clássica e jazz", explica o secretário da cultura de Santo André, Edson Melo Salvo.

Crédito: Divulgação
Antigo Mercado de Paranapiacaba, vila que sedia festival com shows, espetáculos teatrais e saraus a partir deste sábado (11)

Domingo

A programação de domingo começa às 13h com a apresentação da Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil Locomotiva, no Espaço Criança. No mesmo horário é encenado o espetáculo de teatro "El Terrible Segredo", no Clube ULS. As apresentações do Siri Recheado serão às 13h e às 16h no Largo dos Padeiros.

O Kleber Albuquerque Duo é a atração do palco do Mercado às 14h, que recebe em seguida o Coral de Santo André, às 15h, sob comando do maestro Roberto Ondei.

A programação reúne ainda a peça infantil "Uma História de Saci", e uma apresentação do grupo de comédia stand-up Las Vergonhas acontece às 16h no Clube ULS. Quem fecha a programação do primeiro final de semana do festival é a cantora Luciana Mello, que faz show às 18h.

Estrutura

A edição 2009 vai manter toda a estrutura dos festivais anteriores, com serviços como praça e tendas de alimentação, banheiros e espaço de artesanato. O esquema de segurança será composto pela Polícia Militar, Guarda Municipal e seguranças particulares.

Durante o festival, o trânsito de veículos será restrito para facilitar o deslocamento do público. Quem for de carro poderá deixar o veículo no estacionamento localizado a cerca de 5 km da Vila.

O estacionamento custa R$ 15, sendo 15% do total revertido para o Fundo Social de Solidariedade, e dá direito a transporte gratuito de ônibus do local até a Vila, entre 9h e 21h, e retorno ao estacionamento das 9h às 23h.

Também é possível ir para o festival por meio de transporte público, pelo terminal da estação Prefeito Saladino, com destino a Paranapiacaba, ou da estação de trem de Rio Grande da Serra, de onde também partirão ônibus até Paranapiacaba.

Ingressos

Parte da programação do festival acontece em locais fechados, como nos palcos do Viradouro e do Clube União Lyra Serrano. Para assistir aos shows desta edição, será possível trocar peças de roupa ou cobertores por ingressos limitados a duas unidades por pessoa.

A retirada das entradas pode ser feita antes do show, na Parte Baixa de Paranapiacaba, em pontos como o Centro de Informações Turísticas e o Centro de Visitantes do Parque.

Os ingressos antecipados também poderão ser trocados nas quartas-feiras que antecedem os shows, das 14h às 17h, em pontos espalhados por Santo André.

Espaço Sabina

Além de shows, espetáculos teatrais e infantis, a edição deste ano também terá um espaço dedicado à ciência. O Sabina - Escola Parque do Conhecimento de Santo André vai montar um espaço com experimentos de energia eólica, gerador manual e máquina a vapor, entre outros.

Também serão expostos fósseis de dinossauros e de outros animais, como mandíbulas de tubarão, além de corais, tartarugas marinhas e cavalos marinhos conservados em formol.

Mais informações sobre troca de ingressos e programação do festival podem ser obtidas por meio do site: www.santoandre.sp.gov.br/fip

Leia mais em Passeios

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais