Parque Villa-Lobos mostra projetos grandiosos, de educação a orquídeas

Crédito: Divulgação

Trilhas especiais para corridas e caminhadas, grande espaço para exposição e oficinas de orquídeas, locais específicos para coleta de materiais recicláveis, observatório de pássaros e um centro de referência em educação ambiental. O parque Villa-Lobos (região oeste da cidade de São Paulo) pretende colocar à disposição da população esses e outros projetos até 2010.

Quem quiser ver as maquetes e uma projeção de como ficará o parque após a conclusão das obras pode visitar o Villa Ambiental --espaço inaugurado em março deste ano-- até 2 de agosto. Na tenda, os paulistanos podem visitar o espaço Novidades no Parque em sete horários durante o dia, além de assistir à animação "Projeto Criança Ecológica" e conhecer a turma de defensores do meio ambiente.

Conheça alguns dos projetos para o parque Villa-Lobos:

Ouvillas
Este será um espaço agradável, ao ar livre e com música à vontade, onde as pessoas poderão relaxar em espreguiçadeiras ao som das obras do compositor Heitor Villa-Lobos. Inauguração prevista para setembro de 2009.

Crédito: Decio Tozzi/Divulgação

Circuito das Árvores
Uma passarela elevada, de até 5 metros de altura, que ficará em uma área próxima às quadras de tênis, possibilitará que os visitantes observem a fauna e a flora que, geralmente, não vemos. As espécies de árvores e aves serão identificadas ao longo do caminho, que terá acesso para deficientes. Inauguração prevista para setembro de 2009.

Orquidário Ruth Cardoso
As orquídeas possuem flores belas e delicadas que, com muito cuidado e um pouco de sorte, florescem uma vez ao ano. Os visitantes do parque poderão acompanhar de perto as belezas dessa espécie com a inauguração deste espaço, que leva o nome da antropóloga e ex-primeira-dama Ruth Cardoso. Com um belíssimo espelho d'água em volta, o orquidário será a nova sede das oficinas de orquídeas, que ocorrem todos os meses no parque, e oferecerá informações para os visitantes sobre os cuidados que devem ter com a planta. Inauguração prevista para novembro de 2009.

Coleta de Recicláveis
O parque terá locais específicos para a coleta de recicláveis e óleo de cozinha usado. Os coletores ficarão espalhados por cada uma das entradas, para facilitar o acesso dos visitantes e, assim, evitar que esse lixo polua as águas e o solo. Os cocos também poderão ser descartados de uma maneira inusitada: como uma brincadeira, será necessário apenas colocar o coco em um recipiente, começar a pedalar e acompanhar o seu percurso até o lixo correspondente. Inauguração prevista para outubro de 2009.

Centro de Referência em Educação Ambiental
A educação ambiental é considerada a prioridade do parque, e o centro de referência previsto contará com livros, revistas e DVDs sobre o meio ambiente. No local, também haverá um anfiteatro para palestras e congressos, além de salas para reuniões e exposições. O ambiente de 3.150 m² estará aberto ao público em geral, para a realização de pesquisas e visitas. Inauguração prevista para abril de 2010.

Nova sede da administração
A nova sede administrativa do Villa-Lobos ficará no espaço próximo à lanchonete, perto da entrada que dá acesso às quadras de tênis. Com 770 m², o local possuirá depósito, oficina, cozinha, refeitório e vestiário para funcionários do parque. Inauguração prevista para setembro de 2009.

Informe-se sobre o local

Leia mais em Passeios

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

End.: av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto de Pinheiros, oeste, São Paulo, SP. Classif. etária: livre.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais