ONG Doutores da Alegria inaugura espaço cultural nesta quinta

Crédito: Cecília Laszkiewicz/Divulgação
Elenco paulistano da ONG Doutores da Alegria comemora abertura do espaço cultural em SP

Em 1991, o ator Wellington Nogueira chegava ao Brasil com uma ideia até então inédita por aqui: a de, com a alegria do palhaço, levar diversão a crianças e adultos hospitalizados. Em temporada em Nova York, ele havia integrado a trupe americana do Clown Care Unit, idealizada pelo palhaço norte-americano Michael Christensen. Da vontade de desenvolver um projeto similar, nasceu a ONG Doutores da Alegria, que, no dia 28 de setembro, completa 18 anos em grande estilo: com a inauguração de um espaço cultural, que leva o nome da ONG, nesta quinta-feira (3), em São Paulo.

Atualmente, os Doutores da Alegria reúnem cerca de 45 palhaços profissionais, que trabalham em 14 hospitais de São Paulo, Recife (PE) e Belo Horizonte (MG). Além de visitar enfermos, a organização desenvolve pesquisas e forma e aprimora palhaços. O novo espaço deve enriquecer essa ação, já que contará, entre outras novidades, com sala multimídia e galpão para cursos e eventos, além de acervo composto por livros, revistas, fotos e vídeos relacionados à atividade artística.

A iniciativa, segundo Wellington Nogueira, veio de "uma demanda espontânea muito grande que nos mostrava que o que aprendíamos no hospital tinha que ser compartilhado com um público maior, fora do hospital". O palhaço ainda justifica: "constatamos que estamos vivendo num mundo enfermo. Dentro do hospital, a forma como temos levado a alegria tem tido um papel muito importante. Apostamos que ela pode ter o mesmo impacto do lado de fora".

Programação especial

Crédito: Divulgação
O ator Wellington Nogueira (foto) é responsável pela criação da ONG

Para abrir a temporada de eventos no novo local, as atrizes Thais Ferrara e Soraya Saide promovem a "Palhestra", nesta quinta-feira (3), às 19h30. A apresentação mostrará a história da figura do palhaço, incluindo a própria trajetória dos Doutores da Alegria. Os interessados devem se inscrever pelo site da ONG.

Na próxima semana, o público pode assistir a uma aula magna sobre teatralidade circense, ministrada pela professora Ermínia Silva, na quinta-feira (10), às 19h30. Já na sexta-feira e no sábado (11 e 12), o grupo apresenta "Midnight Clowns", com união de números artísticos. Ainda no próximo sábado, Wellington Nogueira e Thais Ferrara oferecem uma oficina para pais e filhos focada no ato de brincar.

Com tudo isso, o idealizador do projeto espera expandir o alcance de sua missão. Mas, afinal, dá pra curar a doença através da alegria? Wellington responde: "eu não diria curar, mas a alegria oxigena, alivia, amplia o campo de visão, acolhe, relaxa... Quem não precisa disso no mundo de hoje?"

ONG Doutores da Alegria - r. Alves Guimarães, 73, Pinheiros, região oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3061-5523.

Leia mais em Passeios

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais