Ciclofaixa tem percurso que favorece prática da cidadania

Crédito: Caio Guatelli/Folha Imagem
Ciclistas circulam na ciclofaixa da avenida Helio Pelegrino no primeiro dia de ciclofaixa em SP

Inaugurada no último domingo (dia 30), a ciclofaixa que liga os parques Ibirapuera, do Povo e das Bicicletas tem como objetivo oferecer um "lazer saudável" à população, de acordo com o informe divulgado pela prefeitura. Na estreia do trajeto de 5 km, ficou evidente que, além da diversão, há um potencial educativo na iniciativa.

Com o auxílio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), cerca de 9.200 pessoas passaram pela ciclofaixa, que vai funcionar todos os domingos, entre 7h e 12h. Pode parecer pouco para uma cidade tão carente de ciclovias e apoio à bicicleta como meio de transporte. Mas deparar-se com uma faixa inteira de uma grande avenida tomada pelas "magrelas", ainda que no contexto de passeio festivo, faz pensar em uma cidade com um trânsito mais sustentável.

Há, no entanto, muito o que aprender. Mesmo com o respaldo de dezenas de operadores e mais de cem monitores espalhados pelo percurso, havia muita gente sem capacete e atravessando as faixas de pedestre sem descer da bicicleta; além disso, há trechos mal sinalizados.

Crédito: PUBLICIDADE

Boas ideias seriam distribuir mapas das ciclovias da cidade, indicar endereços de bicicletários e os horários do metrô favoráveis ao ciclista, e que os monitores passassem dicas de direção defensiva e manutenção. De qualquer maneira, a atração tem vocação para se multiplicar e diversificar o uso da bicicleta.

Percurso - pq. das Bicicletas, av. Ibirapuera, av. República do Líbano, pq. Ibirapuera, av. Inhambu, av. Hélio Pelegrino, av. Brig. Faria Lima, av. Juscelino Kubitscheck, av. Henrique Chamma e pq. do Povo, região sul, tel. 3396-6400. Dom.: 7h às 12h. Livre.

Leia mais em Passeios

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais