Minimostra de HQs marginais dá outro colorido à gibiteca do CCSP

Crédito: Reprodução
Gibiteca do CCSP exibe algumas edições da revista "Freak Brothers"

A gibiteca Henfil, do Centro Cultural São Paulo (CCSP), na região central paulistana, está com uma aparência nova. Até 28 de fevereiro de 2010, quem passar pelo local vai deparar com alguns painéis e ilustrações feitos por desenhistas brasileiros. Elas fazem parte da minimostra sobre quadrinhos marginais estrangeiros e nacionais.

Os Estados Unidos foram os precursores da contracultura nas HQs e, entre as décadas de 60 e 80, saíram de lá exemplares antológicos.

Exemplos dessa era são a "Freak Brothers", sobre os três irmãos que viviam chapados, e a "Zap Comix", de Robert Crumb, conhecido mundialmente por suas mulheres vitaminadas e a dose de perversão de suas histórias. Nesse evento no CCSP, há exemplares originais em exibição.

Crédito: Reprodução
O "Balão", que revelou quadrinistas brasileiros até hoje em atividade

Já da parte nacional, pode-se checar uma das primeiras publicações do gênero underground.

O "Balão", que surgiu bem depois do "Pasquim" --outro ícone na trajetória das HQs-- se tornou conhecido por revelar nada menos que os quadrinistas Luiz Gê, Laerte e Angeli.

Além dele, outras revistas que marcaram os anos 70 e 80 também estão no mostruário, como "Makongo", "Lôdo" (com acento mesmo), "Valeta", "Risco" e "Boca".

A gibiteca conta em seu acervo com títulos da turma da Mônica e do Tio Patinhas, entre outras, para serem lidas no local. Para os adultos, há desde adaptações de "Moby Dick" para os quadrinhos, aos mais atuais "Sandman" e "Paulette", além dos tradicionais super-heróis em edições antigas ou mais recentes.

Títulos japoneses como "Dragon Ball", "Gen - Pés Descalços" e "Mai - a Garota Sensitiva" também fazem parte. O CCSP, entretanto, avisa que nem todas as séries estão completas.

Informações sobre eventos gratuitos e populares podem ser consultadas no site Catraca Livre.

Centro Cultural São Paulo - gibiteca Henfil - r. Vergueiro, 1.000, Liberdade, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3397-4002. Ter. a sex.: 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados: 10h às 17h. Até 28/2/2010.Grátis. Entrada permitida até 30 minutos antes do fechamento. Classificação etária: livre.

Leia mais em Passeios

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais