Passeie por pontos paulistanos que estimulam os cinco sentidos

Uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo e do Conselho Municipal de Turismo propõe um olhar diferente dos pontos turísticos de São Paulo: enxergá-los por meio das sensações que geram. Assim surgiu o Mapa das Sensações, com cem marcos da capital paulista que estimulam audição, olfato, paladar, tato e visão.

Seguindo essa ideia, o Guia da Folha Online escolheu cinco opções de passeio em cada uma das categorias dos sentidos. Saiba mais e faça o download do mapa aqui.


Crédito: João Wainer/Folha Imagem

Audição

Museu da Imagem e do Som
Criado na década de 70, o museu dá visibilidade a obras de cinema, vídeo, fotografia e música, além de atuar na documentação e conservação.
Informe-se sobre o local

Mosteiro de São Bento
O imponente mosteiro, que hoje se localiza no largo que leva seu nome, nasceu humilde: era, em 1598, uma pequena capela, erguida pelo frei beneditino Mauro Teixeira. As missas com órgão e canto gregoriano são famosas, assim como os pães vendidos na padaria do mosteiro. No primeiro domingo de cada mês, o lugar oferece um brunch por R$ 99 por pessoa. Parte da renda é destinada a uma ONG que ajuda crianças e adolescentes de baixa renda de Parelheiros.
Informe-se sobre o local

Museu do Futebol
Instalado no estádio Paulo Machado de Carvalho --o Pacaembu--, o museu reúne diversas atrações, entre elas, um aparelho que mede a velocidade dos chutes dos visitantes.
Informe-se sobre o local

Parque Trianon
Inaugurado em 1892, o parque Siqueira Campos preserva um trecho de mata atlântica em plena avenida Paulista. Tem ainda como atração interessante a escultura "Fauno" (1942), de Victor Brecheret, autor do "Monumento às Bandeiras". Bicicletas e skates não são permitidos. Cachorros, só com coleira.
Informe-se sobre o local

Sala São Paulo
O espaço --a antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana-- tem condições técnicas e acústicas especiais para abrigar concertos e apresentações musicais.
Informe-se sobre o local


Crédito: Henrique Manreza/Folha Imagem

Olfato

Jardim Botânico
Vizinho do Jardim Zoológico e bem menos conhecido do que ele, vale a visita por ter uma das mais belas áreas verdes da cidade. Espalhados por 360 mil m2, estão lagos habitados por patos, orquidários, estufas com plantas tropicais e o marco das nascentes do riacho do Ipiranga. O Museu Botânico expõe exemplares de madeiras nobres, plantas raras e até fungos. Entre os destaques, estão as palmeiras da alameda Fernando Costa e o Jardim de Lineu. Não é permitido entrar com bicicletas, patins ou skates.
Informe-se sobre o local

Parque do Carmo
É um dos maiores da capital, com 140 hectares de área verde. Em seu grande lago, vivem peixes e aves, como patos e garças. Os visitantes podem usufruir de ciclovias, pistas de cooper e do Museu do Meio Ambiente. É comum ver por ali gente descansando em redes amarradas nas árvores ou fazendo um churrasco com os amigos. Um bosque de cerejeiras torna o lugar mais perfumado.
Informe-se sobre o local

Bancas da avenida Dr. Arnaldo
Buquês de flores de tipos, cores e odores variados alegram a calçada da avenida, ao lado do Cemitério do Araçá. Algumas bancas ficam abertas 24 horas.

Av. Dr. Arnaldo, a partir de 666, Pacaembu, região oeste, São Paulo, SP. S/nº.

Mercado da Lapa
Aberto em 1954, o espaço tem quase 5 mil m2. Ali, é possível sentir o perfume de frutas, verduras e flores, além de pastéis fresquinhos e de outros produtos variados.

Rua Herbart, 47, Lapa, região oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3832-1834/ 3641-3946. Seg. a sex.: das 8h às 19h. Sáb.: das 8h às 18h. Grátis.

Zoológico
Desde a sua abertura, em 1958, o lugar já recebeu mais de 70 milhões de visitantes. Exibe cerca de 3.500 animais, representando 91 espécies de mamíferos, 192 de aves, 80 de répteis, oito de anfíbios e cinco de invertebrados, em recintos e terrários amplos que se assemelham ao habitat natural dos bichos. Há atrações especiais, como as apresentações didáticas de leões marinhos treinados e o Zoomóvel, uma espécie de quiosque que hospeda palestras com demonstrações, sempre com um tema diferente. Preste atenção nos odores deste pedaço de Mata Atlântica preservado.
Informe-se sobre o local


Crédito: Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem

Paladar

Fundação Maria Luísa e Oscar Americano
O serviço de chá é disposto na mesa com requinte --as louças são brancas, e os bules de prata, seguindo a tradição inglesa. O chá completo tem preço fechado e inclui salgadinhos, biscoitos, tortas e doces variados, entre outros itens. Para beber, além de chás (nacionais e importados), há sucos e chocolate.
Informe-se sobre o local

Liberdade
O bairro oriental de São Paulo reúne inúmeras opções de locais para comer comida japonesa e chinesa.
Informe-se sobre o local

Mercado Municipal
O mercado, projetado por Francisco Ramos de Azevedo, abriu ao público na década de 30. Com 12.600 m2, o prédio abriga mais de 290 boxes que vendem doces, queijos, vinhos, peixes, carnes, frutas e petiscos famosos, como os bolinhos de bacalhau e o sanduíche de mortadela.
Informe-se sobre o local

Praça VilaBoim
No bairro de Higienópolis, próxima à Faap, a praça oferece lanchonetes, restaurantes e cafés e padarias frequentados por moradores do bairro e estudantes.
Informe-se sobre o local

Rua Avanhandava
Localizada no bairro da Bela Vista, a rua de ladrilhos junta bares e restaurantes, alguns de origem italiana.
Informe-se sobre o local


Crédito: Lalo deAlmeida/Folha Imagem

Tato

Catavento
Também conhecido como museu da criança, o lugar segue os moldes de instituições que se dedicam a introduzir as crianças ao mundo do conhecimento, como o museu Papalote, no México, e ocupa o Palácio das Indústrias, antiga sede da prefeitura paulistana (região central da cidade de São Paulo). Com o uso de tecnologia, o espaço estimula a interação.
Informe-se sobre o local

Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp)
O espaço pratica o comércio varejista de hortaliças, frutas, verduras, carnes, flores, peixes e de outros produtos, assegurando o abastecimento de locais diversos do estado.

Av. Dr. Gastão Vidigal, 1.946, Vila Leopoldina, região oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3643-3700. Seg. a sex.: 8h às 20h. Sáb.: 8h às 18h. Feiras têm horários variáveis.

Feira de Artes, Cultura e Lazer da Benedito Calixto
A feira acomoda cerca de 320 expositores, a maioria de móveis e utensílios domésticos antigos, além de outras raridades, como vinis, selos e moedas. Outros projetos que acontecem entre as barracas são o Chorinho na Praça, todos os sábados das 14h30 às 18h30, e o Autor na Praça, quinzenalmente, a partir das 14h, com lançamentos de livros, debates e distribuição de autógrafos.
Informe-se sobre o local

Museu da Língua Portuguesa
O museu exibe uma nova projeção multimídia de poesias no terceiro andar. Com curadoria de José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski, o programa inclui trechos de textos de Nelson Rodrigues, Euclides da Cunha e Graciliano Ramos, entre outros nomes da literatura brasileira.
Informe-se sobre o local

Parque Ibirapuera
Com 1,5 milhão de m2, o local ganhou uma nova sinalização. São 1.232 placas identificando os edifícios, equipamentos educativos e culturais, sanitários, estufas e esculturas. Há também totens para orientação de percursos. Mais frequentado parque de São Paulo, oferece várias atrações, como o Museu de Arte Moderna, o pavilhão da Bienal e o viveiro Manequinho Lopes. A entrada de cães é permitida.
Informe-se sobre o local


Crédito: Divulgação

Visão

Aquário de São Paulo
Abriga cerca de 400 espécies de animais entre mamíferos, anfíbios, répteis e peixes de água doce e salgada. Destaque para os jacarés albinos, tubarões, arraias e pinguins. O espaço conta ainda com réplicas mecanizadas de dinossauros e um museu de paleontologia.
Informe-se sobre o local

Catedral da Sé
Construção iniciada nos anos 10 do século passado, a igreja em estilo gótico foi inaugurada em 1954 sem as suas torres principais. O templo mede 111 m de comprimento por 46 m de largura. A cripta tem câmaras mortuárias dos bispos de São Paulo, de Tibiriçá e do regente Feijó.
Informe-se sobre o local

Casa das Rosas
O espaço dedicado a poesia e literatura abriga 35 mil volumes que pertenciam ao escritor Haroldo de Campos.
Informe-se sobre o local

Cinemateca Brasileira
O espaço já foi um Matadouro Municipal. Inaugurados no século 19, seus edifícios históricos foram tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo. Ali, é possível assistir a mostras de filmes temáticas diversas, como a de Cinema Espanhol Atual e a Tesouros da Cinemateca Portuguesa.
Informe-se sobre o local

Museu de Arte de São Paulo (Masp)
Com arquitetura moderna projetada por Lina Bo Bardi, o espaço inclui, em seu acervo, obras de pintores como Van Gogh, Renoir e Degas. Também hospeda exposições temporárias, como "De Dentro para Fora / De Fora para Dentro", sobre arte urbana.
Informe-se sobre o local

Leia mais em Passeios

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais