Museus alteram horário no primeiro jogo do Brasil

Crédito: Adriano Vizoni/Folha Imagem
Museu de Arte de São Paulo, que abriga várias exposições, fecha mais cedo no dia 15 por conta do primeiro jogo do Brasil na Copa

A próxima terça-feira (15) é a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, e os museus alteram o período de visita das exposições ou fecham as portas nessa data --o MuBE vai transmitir a partida em um telão.

Leia abaixo as principais mostras na cidade de São Paulo e os horários que vigoram na data do primeiro jogo do Brasil.

Exposições

"A Arte do Mito"
Obras de Clouet, Manet, Delacroix, Renoir e Poussin aparecem lado a lado, com suas semelhanças e contrastes, nesta exposição que apresenta como foco a presença mitológica nas obras. A mostra dá início às comemorações dos 60 anos do museu e inaugura uma nova forma de dispor o acervo, a partir de temas e não mais por períodos e regiões geopolíticas.
Informe-se sobre o evento

"Aguilar 50 Anos"
Ao entrar no CCBB, o visitante vai dar de cara com vestidos que dançam na instalação de José Roberto Aguilar. É uma das cerca de 80 obras que compõem a retrospectiva do artista, que traz também peças como "Anima" e "Destruição", criadas num momento de tensão política, na década de 1960.
Informe-se sobre o evento

"Cálculo da Expressão"
A mostra traz o expressionismo de Lasar Segall, Iberê Camargo e Oswaldo Goeldi em 64 gravuras dos três artistas. As cores escuras, os traços tortuosos e os personagens retratados em becos estão na série "Ciclistas", de Camargo, e em "Pescadores", de Goeldi.
Informe-se sobre o evento

"Cidade Múltipla"
A mostra do fotógrafo Ricardo Hantzschel é composta por imagens em preto e branco que enfocam referências arquitetônicas da capital paulista sob o ponto de vista de cinco diferentes câmeras pinhole.
Informe-se sobre o evento

"Craques do Cartum na Copa"
Obras de cartunistas como Chico Caruso, Henfil, Mauricio de Sousa e Ziraldo, entre outros, participam da mostra que traz desenhos com temática da Copa do Mundo. O som ambiente terá reações de torcidas de futebol.
Informe-se sobre o evento

"Etnias: do Primeiro e Sempre Brasil"
O projeto de arte pública recebe a curadoria de Maria Bonomi. A grandiosa obra retrata a epopeia do encontro com os índios no Brasil, a partir da percepção dos mesmos, ultrapassa 50 m de comprimento e tem cerca de 2,2 m de altura.
Informe-se sobre o evento

"Igrejas de Madeira do Paraná"
A exposição conta com dezenas de fotografias de igrejas de madeira no sul do Paraná. As construções receberam influência das colônias polonesa, ucraniana, alemã e italiana.
Informe-se sobre o evento

"Isto Foi o Ngola: Isto É a África"
O antropólogo e fotógrafo português José Redinha (1926-1983) registrou durante 50 anos o cotidiano, as paisagens e os rituais religiosos de Angola. As 35 imagens em cartaz mostram diferentes grupos étnicos.
Informe-se sobre o evento

José Sanleón
O espanhol José Sanleón escolheu o lago Albufera, uma das atrações de Valência (Espanha), como fonte de criação das obras apresentadas em "Al Boeira", no Memorial da América Latina.
Informe-se sobre o evento

"Luis Humberto, Fotógrafo"
Na mostra, o fotógrafo retrata desde o cenário político da capital federal até a cena doméstica, com um olhar carinhoso e bem-humorado sobre a família, além de paisagens.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Divulgação

"Max Ernst - Uma Semana de Bondade"
As colagens do alemão Max Ernst que o Masp traz ao público ficaram mais de 70 anos sem ser vistas. Quando foram exibidas na Espanha, em 1936, o visitante não entendeu a estranheza das imagens que misturavam cabeças de animais em corpos de homens. O museu paulistano apresenta, em sua exposição mais importante do ano, 184 peças originais de Ernst, criadas como uma novela e divididas de acordo com os dias da semana.
Informe-se sobre o evento

"Menas: o Certo do Errado, o Errado do Certo"
Instalações debatem problemas linguísticos para entender por que erramos e, com isso, discutir a amplitude da língua.
Informe-se sobre o evento

"Ocupação Rogério Sganzerla"
O diretor que abriu caminho para o cinema marginal é tema de mostra, com roteiros e anotações do autor, trechos de filmes e fotos de bastidores como a das filmagens de "O Signo do Caos".
Informe-se sobre o evento

"Olhar e Ser Visto"
Com 95 obras de Goya, Velázquez, Portinari, Picasso, Renoir, Rembrandt, Van Gogh, Ticiano, Modigliani, Cézanne e Manet, a mostra celebra a arte do retrato e do autorretrato, como uma das temáticas da série Masp 60 anos, que se iniciou há um ano.
Informe-se sobre o evento

"Poussin, Restauração"
Após oito meses sendo restaurado, o quadro "Himeneu Travestido Assistindo a uma Dança em Honra a Príapo", do francês Nicolas Poussin, é exposto no museu.
Informe-se sobre o evento

"Romantismo - A Arte do Entusiasmo"
A mostra exibe 79 obras-primas em painel que reúne grandes nomes da pintura do final do século 15 até os dias atuais.
Informe-se sobre o evento

"Stockinger - O Descanso do Guerreiro"
Na retrospectiva dedicada ao escultor austríaco radicado no Brasil, são expostas 67 peças das séries "Guerreiros", "Sobreviventes" e "Gabirus". Nesta última, o artista retrata o nordestino que, vítima da seca, perde as esperanças.
Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais