Deixe a preguiça de lado e conheça parques ideais para caminhar

São Paulo comemora no primeiro domingo de outubro (dia 3) o Dia Mundial da Caminhada. Para os paulistanos que começam a se preparar para o verão, não importa a previsão do tempo, todo dia é dia de se exercitar. Pensando nisso, o Guia selecionou, em diferentes regiões da cidade, parques ideais para caminhar.

Muitos dos locais oferecem outras atividades esportivas e culturais --alguns não permitem a entrada de bicicleta e skate, o que facilita o percurso. Calce um par de tênis, vista uma roupa confortável e aproveite todas as dicas.

Especialistas ensinam como melhorar a caminhada

Alfredo Volpi
Com trilhas de 1 km para cooper e caminhada, localizadas em meio a um bosque de trechos de mata atlântica remanescente que fazem com que o frequentador se sinta numa floresta no meio da cidade. Há ainda três lagos com patos, um pequeno playground e mesas para piqueniques; ideal para encontros ao ar livre, com pouca gente. Não é permitida a entrada com bicicletas, skates e patins. Cachorros só podem circular com coleira.
Informe-se sobre o local

Buenos Aires
Com 25 mil m², tem mais um jeito de praça e de ponto de encontro de bairro. Ideal para caminhadas tranquilas, o destaque do parque fica com as esculturas e algumas árvores antigas, como embaúbas e canelas.
Informe-se sobre o local

Burle Marx
Idealizado pelo paisagista Roberto Burle Marx, o parque de 138 mil m² dispõe de pista para caminhada, corrida e trilhas, adornadas por um belo conjunto artístico constituído por espelhos-d'água e jardim, além de ter um lago e 80% de mata nativa preservada. É proibido fazer piqueniques, entrar com bicicletas, bolas, skates, patins e animais.
Informe-se sobre o local

Carmo
É um dos maiores da capital, com 140 hectares de área verde. Em seu grande lago, vivem peixes e aves, como patos e garças. Os visitantes podem usufruir de ciclovias, pistas de cooper, um bosque de cerejeiras e do Museu do Meio Ambiente. É comum ver por ali gente descansando em redes amarradas nas árvores, fazendo um churrasco com os amigos ou aproveitando as atividades culturais oferecidas no local aos fins de semana.
Informe-se sobre o local

Crédito: Raimundo Paccó/Folhapress

Chico Mendes
O parque ocupa mais de 60 mil m², com bosques, reserva ecológica, quadras, jogos de mesa, aparelhos de ginástica, pista de cooper, playground, trilhas e churrasqueiras. O Casarão Cultural funciona como um centro de convivência que oferece oficinas voltadas para pessoas com necessidades especiais e para a terceira idade, além de práticas para o público em geral.
Informe-se sobre o local

Ecológico do Tietê
Na zona leste, bastante procurado por moradores da região, é enorme (a área total é de 14 milhões de m²) e tem como função ajudar na preservação da várzea do Tietê. Conta com uma área de lazer que inclui trilhas próximas ao rio, lago com pedalinhos e barquinhos, e um museu simpático que narra a história do rio.
Informe-se sobre o local

Horto Florestal
Boa opção de passeio para a família, ocupa uma área de 174 hectares e oferece atrativos como pistas de cooper, trilhas para caminhadas, campos de futebol, locais para piquenique, um museu que tematiza o ambiente florestal e um bom parque infantil. Abriga o Estação Vida, um local para atividades com a terceira idade.
Informe-se sobre o local

Cidade Toronto
Fruto de um convênio com a cidade canadense, o parque conta com um belo visual, composto por um lago e por diversas pontes. Clima sossegado atrai quem deseja caminhar ou praticar corrida na pista. Oferece também churrasqueiras e uma área com brinquedos canadenses.
Informe-se sobre o local

Crédito: Almeida Rocha/Folha Imagem

Ibirapuera
Com 1,5 milhão de m², o mais frequentado e conhecido parque de São Paulo não podia faltar na lista, pois, além de áreas para atividade física, ciclovia, três quadras poliesportivas, quatro quadras para basquete e playground, oferece várias atrações, como o Museu de Arte Moderna, o pavilhão da Bienal e o viveiro Manequinho Lopes. A entrada de cães é permitida.
Informe-se sobre o local

Independência
Com 161 mil m², o parque oferece um bosque procurado por quem quer correr ou caminhar, atrás do Museu do Ipiranga. Há ainda uma área com vegetação mais densa e marcações de metragem para auxiliar na prática de atividades físicas. Destaque para os belos jardins de inspiração francesa, na frente do edifício, com fontes e chafarizes.
Informe-se sobre o local

Parque da Juventude
O espaço ocupa parte da antiga Casa de Detenção. São dez quadras, duas só para tênis, com bolas disponíveis para empréstimo, além de pistas de skate com obstáculos simples. Há também áreas para caminhada, um trecho de mata atlântica com plataformas para arvorismo e algumas ruínas do presídio, que podem ser visitadas.
Informe-se sobre o local

Parque do Povo
Em meio a prédios e ruas movimentadas, o espaço dispõe de três quadras poliesportivas e pistas para caminhada, corrida e ciclismo. A superfície, bem lisa, também estimula o uso de patins e skate.
Informe-se sobre o local

Parque Estadual do Jaraguá
A caminhada completa requer um pouco de habilidade, já que para chegar ao ponto mais alto da capital é preciso subir de carro por uma estrada estreita, mas bem cuidada. Depois de 20 minutos, aproximadamente, chega-se até o platô, de onde se veem grande parte de Osasco e a rodovia dos Bandeirantes. Criar coragem e encarar os 242 degraus que levam ao alto da torre compensam o esforço: a cidade fica ainda mais bonita de um ponto de observação privilegiado, a 1.135 m de altura. A dica é levar um agasalho, pois lá a temperatura é sempre mais baixa do que no resto da cidade.
Informe-se sobre o local

Crédito: Marcelo Justo/Folha Imagem

Parque Piqueri
Antiga chácara da família Matarazzo, seu território compreende áreas de estar, pista para cooper, bicicletário, campo de futebol de areia, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica e playgrounds. Durante a caminhada, é comum se deparar com diferentes espécies de aves que fazem do local o seu habitat.
Informe-se sobre o local

Villa-Lobos
Amplo, o parque da zona oeste abriga várias quadras de tênis e poliesportivas, além de uma ciclovia de 1,5 km e pistas de cooper. Aqui, o visitante disputa espaço com os adeptos das bicicletas, patins e skates.
Informe-se sobre o local

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais