Veja dicas de lugares legais para quem quer driblar o trânsito

É sempre bom ter uma rota alternativa. Melhor ainda é driblar o trânsito com muitas peças, exposições, shows e passeios, tudo ali, pertinho de onde você provavelmente ficaria parado por horas e horas.

Crédito: André Rizzatto/Divulgação
Felipe Bueno (foto), diretor de jornalismo da rádio SulAmérica Trânsito, dá dicas de lugares legais para fugir do trânsito em SP

A pedido do Guia, o diretor de jornalismo da rádio SulAmérica Trânsito, Felipe Bueno, montou um roteiro com "locais de fuga" ideais para quem estiver parado em vias como a Marginal do Tietê ou a 23 de Maio.

"Tentei vincular as sugestões à qualidade de vida", conta o jornalista e historiador, que está à frente da emissora desde o início, em 2007. "E todas as dicas são comprovadas, eu uso bastante."

Atualmente, a rádio recebe cerca de 1.500 e-mails por dia, mil participações por SMS e 3.000 minutos diários de gravações pelo portal de voz. É muita gente presa no trânsito pedindo ajuda --ou cooperando.

Abaixo, veja as dicas de Felipe Bueno, que também dá detalhes sobre cada uma das sugestões:

Corredor Norte-Sul (23 de Maio)
"Dependendo da hora, uma peça de teatro, um show, uma exposição, a leitura de um livro ou alguns minutos de repouso. Colado à estação Vergueiro do metrô está o Centro Cultural São Paulo, ótimo lugar para se visitar. É muito óbvio, mas não custa lembrar que, um pouco mais adiante, em direção ao sul, está o Parque Ibirapuera, não só um lugar para curtir a natureza e o silêncio, mas também para praticar atividades físicas e visitar aparelhos culturais como a Oca, o MAC, o Auditório e o prédio da Bienal."

Veja a programação do Centro Cultural São Paulo
Saiba mais sobre o Parque Ibirapuera

Crédito: João Mussolin/Divulgação Centro Cultural São Paulo (foto) recebe shows, peças e exposições; local também é ideal para quem deseja ler

Avenida Cruzeiro do Sul/Marginal do Tietê
"Quem estiver entre o centro e a zona norte, perto da estação Armênia do metrô, pode conhecer um pouco da história de São Paulo no Museu dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla. Além de bondes e ônibus de diferentes épocas, há fotos e documentos. E um jardim silencioso que faz você se esquecer um pouco do trânsito e da bagunça da Marginal, da Cruzeiro do Sul e do Terminal Rodoviário do Tietê."

Museu Gaetano Ferolla - av. Cruzeiro do Sul, 780, Canindé, zona norte, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3315-8884. Ter. a dom.: 9h às 17h. Grátis. www.sptrans.com.br/museu

Crédito: Lalo de Almeida/Folha Imagem
Entrada principal do Museu da Língua Portuguesa, que fica na Estação da Luz

Corredor Norte-Sul (Tiradentes/Santos-Dumont)
"Por mais 'árido' e barulhento que seja o centro de São Paulo, e apesar de a Luz ainda ter vários problemas a resolver, há nessa região um complexo cultural de altíssimo nível, composto pela Pinacoteca, pela Estação Pinacoteca, pelo Museu da Língua Portuguesa e pela Sala São Paulo, na Júlio Prestes. Vale a pena também perder alguns minutos contemplando, por fora e por dentro, a arquitetura da Estação da Luz, inaugurada no início do século passado, e de onde, não faz muitas décadas, era possível viajar de trem para o interior paulista."

Eventos na Pinacoteca
Conheça o Museu da Língua Portuguesa
Veja eventos na Sala São Paulo

Praça da Sé
"No centro velho, uma visita ao Pateo do Collegio e à Casa de Anchieta são essenciais. Lá de dentro, dá para respirar fundo e pensar que, daquela colina, nasceu todo esse caos que é São Paulo. E não se esqueça de tocar o 'sino da paz'."

Avenida do Estado/Ricardo Jafet
"Se existe um lugar com cara e cheiro de 'história' na cidade, é o complexo do Museu Paulista, no Ipiranga. Com a vantagem de ser uma das áreas bem cuidadas da categoria na capital. Cultura e qualidade de vida."

Acesse informações do Museu do Ipiranga

Marginal do Pinheiros
"Hoje em dia em muitos quesitos o parque Villa-Lobos supera o Ibirapuera: é mais bem sinalizado, tem as instalações mais novas e é, em geral, mais limpo e menos lotado. Para quem quer fugir do caos do trânsito, nada pior que o risco contínuo de um acidente entre uma biclicleta, um skate e um pedestre com cachorro, cena tão comum no Ibirapuera."

Saiba mais sobre o parque Villa-Lobos

Crédito: Jefferson Coppola/Folhapress Parque Villa-Lobos, que possui quadras de tênis (foto), é opção para quem quer fugir do caos do trânsito

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais