Roteiro traz museus de mágica, de invenções e da polícia

Nesta quarta-feira (18), Dia Internacional do Museu, conheça 15 espaços variados em São Paulo, que mostram desde 500 tipos de invenções (Museu Contemporâneo das Invenções) a fotos de incêndios (Museu da Polícia Civil) e truques de ilusionismo (Museu de Arte Mágica).

Museu Contemporâneo das Invenções
Com cerca de 500 peças, os dois andares do lugar mostram inventos nacionais e estrangeiros, alguns inusitados, como o capacete com papel higiênico para gripados, os óculos para pingar colírio e o pente para carecas. Há também invenções já lançadas comercialmente, como a boia-espaguete, e outros que devem ser produzidos, como a cueca descartável e o dispositivo luminoso para chamar o garçom.
Informe-se sobre o local

Museu da Casa Brasileira
O museu, com o objetivo de preservar a história, expõe exemplares do mobiliário dos séculos 17 ao 21 e também abre espaço para mostras temporárias. O visitante pode, ainda, participar de cursos, palestras e debates sobre temas ligados à arquitetura e ao design.
Informe-se sobre o local

Crédito: Divulgação Museu da Polícia Civil (foto) tem documentos, armas e cabeças de cera com feições de criminosos famosos

Museu da Casa da Boia
Aberta desde 1898, a loja de materiais de construção inaugurou um museu com mobílias centenárias, plantas antigas do imóvel e até um filme, em 35 mm, produzido para a comemoração dos 30 anos da empresa.
Informe-se sobre o local

Museu da Língua Portuguesa
Desde 2006, a Estação da Luz abriga uma exposição que apresenta a história e a dinâmica da nossa língua por meio de vídeos, projeções e totens interativos. No Beco das Palavras, crianças e adultos formam vocábulos a partir de fragmentos que "dançam"; surgem, então, explicações sobre sua origem e seu significado.
Informe-se sobre o local

Museu da Pessoa
Aberto para qualquer pessoa participar, o projeto objetiva criar uma rede internacional de histórias de vida, capaz de contribuir para a mudança social. Seu acervo consiste em fotos, documentos de texto e áudio sobre vidas diversas.
Informe-se sobre o local

Museu da Polícia Civil
Fotos de incêndios e acidentes de trânsito, armas, reconstituições de crimes com bonecos e sapatos apreendidos na década de 20 (por servirem de esconderijo para drogas) fazem parte da exposição do museu da Polícia Civil, mantido sem verba governamental. Quem tem um pouco mais de sangue frio pode encarar cabeças de cera que reproduzem feições de criminosos famosos como o bandido da Luz Vermelha e Chico Picadinho, além de partes de corpos humanos conservadas em formol.
Informe-se sobre o local

Museu de Arte Mágica
Há uma exposição permanente de pôsteres coloridos, cartões-postais, figurinos e cartolas, que contam um pouco da história da arte mágica desde 1868. Há ainda rápidas apresentações de ilusionismo.
Informe-se sobre o local

Museu de Arte Sacra de São Paulo
No museu, está em cartaz uma exposição permanente que abriga cerca de 800 objetos vindos de capelas e igrejas de todo o país, entre os quais, imagens, pratarias, pinturas, altares, mobiliários e artigos em ouro. Destaque para o Presépio Napolitano, que reproduz uma autêntica vila italiana, além da cena da Natividade.
Informe-se sobre o local

Museu de Zoologia da USP
A exposição interativa "Pesquisa em Zoologia: a Biodiversidade sob o Olhar do Zoólogo" é o destaque do museu, que possui o maior acervo da fauna neotropical do planeta. A mostra tem cerca de 8 milhões de exemplares que começaram a ser coletados há 109 anos, como réplicas de fósseis de grandes mamíferos.
Informe-se sobre o local

Museu do Futebol
No estádio do Pacaembu, o museu entrelaça a evolução do futebol com a história do país. Para isso, conta com atrações que pedem a participação do visitante, como as estações com vídeos em que personalidades como Marcelo Tas e Ruy Castro narram gols que marcaram suas vidas. O destaque fica para o simulador de pênaltis, onde as crianças fazem fila para testar sua habilidade contra um goleiro virtual.
Informe-se sobre o local

Museu do Ipiranga
A maioria das exposições é permanente. No salão de honra, destaca-se a tela "Independência ou Morte", de Pedro Américo, além de objetos e documentos do período em que o Brasil deixou de ser colônia. A galeria oeste apresenta roupas e adereços da virada do século 19, com mostras como "O Ritual Cotidiano de Dormir". O subsolo exibe "Memória da Independência", com reproduções fotográficas e telas; e "Iluminação e Mobiliário", com móveis, louças e peças de iluminação dos séculos 18 e 19.
Informe-se sobre o local

Museu do Relógio
Entre os destaques do acervo, está o relógio em formato de flor, no qual o mecanismo está instalado em um vaso; o que funciona com a energia proveniente de duas batatas; e um relógio digital, de pulso, com um fone de ouvido com espuma acoplado.
Informe-se sobre o local

Museu dos Óculos
A coleção do empresário Miguel Giannini transformou-se no único museu dos óculos da América Latina. São 700 peças (200 em exposição), como a réplica dos primeiros óculos ocidentais, do séc. 13, e um modelo oriental do séc. 18 (que segue a estrutura do que teria sido o primeiro do mundo, datado do séc. 4 a.C.). Entre as preciosidades, há um par solar da década de 20 que pertenceu a Santos Dumont e outro italiano de 70 com um minitoldo colorido protegendo as lentes, além de um exemplar usado por Elis Regina.
Informe-se sobre o local

Museu Geológico Valdemar Lefèvre
A instituição aglutina materiais como rochas e fósseis vegetais e animais, alguns deles com idade aproximada de 2 bilhões de anos. Entre os destaques, há um fóssil de morcego que pode chegar a 37 milhões de anos, os ossos de um megatério (preguiça gigante) e os dentes de um mamute. Conta ainda os ossos fossilizados --fêmures e vértebras-- de titanossaurídeos.
Informe-se sobre o local

Vozoteca Lek
O museu conta com acervo de cerca de 3.000 vozes, entre gravações, músicas, cantos, sons diversos e efeitos sonoros. A especialidade são declarações, frases de personalidades históricas do país e de outros países. A coleção inclui ainda cantos de pássaros, sons das Copas do Mundo e raridades como a primeira voz humana gravada (Thomas Edison, 1887). Para visitar o museu é preciso marcar horário.
Informe-se sobre o local

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais